Miniatura

Pesquisadores querem ouvir educadores de todo o estado e, a partir dos resultados do estudo, realizar ações de intervenção

20 de Agosto de 2020

Pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estão realizando um estudo para conhecer as condições de saúde e trabalho dos professores da rede estadual de ensino durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa, que será realizada no período de 20 de agosto a 10 de setembro, por meio de formulário eletrônico, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Podem participar professores que atuam em escolas estaduais ou que trabalharam na rede em algum momento no primeiro semestre de 2020. Os interessados devem responder a um questionário, por meio de celular ou computador com acesso à internet. O preenchimento das informações leva, aproximadamente, 20 minutos. As perguntas são divididas por blocos de assuntos. É importante que o participante não deixe questões sem responder. Na dúvida, a orientação é procurar a alternativa que mais se aproxime da sua realidade. Os pesquisadores garantem o sigilo total das informações.

No formulário, os educadores encontrarão questões referentes ao perfil sociodemográfico e possíveis mudanças em sua vida devido à pandemia, como condições de trabalho e uso de tecnologias, situações de saúde e ocorrência de casos de Covid-19, dificuldades enfrentadas, convivência familiar, hábitos e comportamentos durante o isolamento social, entre outros. Acesse AQUI o formulário.

A professora Dra. Desirée Sant Ana Haikal é uma das coordenadoras do projeto ProfsMoc e destaca os objetivos do estudo. “O nosso propósito é dar voz ao professor e ver como está sendo enfrentado esse momento de isolamento social. O que queremos é ter representatividade de todos os municípios mineiros para que possamos traçar um perfil da condição de saúde e de trabalho dos educadores”. A iniciativa também é coordenada pela professora Dra. Rosangela Ramos Veloso Silva.

A partir dos resultados da pesquisa, serão realizadas ações de intervenção com os participantes. “Vamos fazer processos de intervenção para ajudar os professores a adotarem estilos de vida mais saudáveis e pretendemos criar um portal com conteúdos voltados para o interesse do mundo do trabalho e saúde do docente”, conta Desirée.

Os resultados também serão encaminhados para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs). “Acreditamos que poderão auxiliar em políticas públicas de valorização da saúde do professor e na implementação de estratégias para minimizar os impactos que a pandemia está tendo nas atividades didáticas“, conclui a pesquisadora.

A subsecretária de Ensino Superior da SEE/MG, Augusta Fagundes, incentiva a participação dos educadores na pesquisa. “Trata-se de um trabalho acadêmico-científico sério e relevante, que visa, primordialmente, conhecer e valorizar o trabalho e a saúde do professor. É fundamental que o professor participe e colabore respondendo ao questionário. E que incentive seus colegas a fazerem o mesmo”.

A equipe do projeto ProfsMoc é composta por profissionais das áreas de educação física, enfermagem, odontologia, nutrição, psiquiatria, fisioterapia, matemática, pedagogia e comunicação social.