Miniatura

Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas mineiras

21 de Agosto de 2020

Estudantes mineiros interessados em auxiliar na construção do Currículo Referência do Ensino Médio têm até a próxima segunda-feira (24/8) para participar da “Escuta dos Estudantes”. Para participar é fácil. Basta responder ao questionário disponibilizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Acesse AQUI o questionário.

Podem participar alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, das redes municipais, privada e estadual. As contribuições irão compor o documento que, atualmente, está em fase de leitura crítica com as universidades. A previsão é de que o novo currículo comece a ser implementado em 2021, com a ampliação do número de escolas piloto.

Com a “Escuta dos Estudantes”, a SEE/MG, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), pretende que os alunos mineiros possam expressar seus sonhos, expectativas e serem também protagonistas da construção do Novo Ensino Médio.

No formulário, os jovens irão encontrar perguntas como “quais atividades não podem faltar em uma escola bacana? ”, ou ainda “Qual o objetivo principal de uma escola que faria você aprender”, entre outros itens.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio está sendo construído por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão realizadas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação Básica.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio será composto pela Formação Geral Básica, que considerará as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte do currículo em que ocorrerá a escolha dos alunos em conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Os Itinerários Formativos serão formados por componentes de aprofundamento nas quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e na formação técnica e profissional (separadamente ou integradamente), pelas aulas eletivas e pelas aulas de Projeto de Vida.

O objetivo da SEE/MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação ainda este ano.