Período agora vai até o dia 30 de setembro

28 de Agosto de 2020

As escolas da rede pública estadual de ensino ganharam mais tempo para finalizar o processo de revisão dos Projetos Político Pedagógicos (PPP). O prazo, que se encerraria no dia 31 de agosto, foi prorrogado para o dia 30 de setembro. Todo o processo deve ser acompanhado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE).

Segundo a orientação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a revisão deve ser conduzida pela equipe gestora da escola e devem ser utilizadas as ferramentas e os meios de comunicação não presenciais, como e-mail, plataformas digitais, redes sociais e telefone, para a realização do processo.

Atendendo a uma orientação do Conselho Estadual de Educação, as escolas precisam inserir, no documento, um texto com as informações sobre o Regime de Estudo não Presencial, incluindo as estratégias e ações planejadas para esse contexto específico nas unidades escolares.

Em Minas Gerais, os PPPs foram elaborados em 2019, a partir dos Itinerários Avaliativos. É por meio deste documento, que a comunidade escolar pode, por exemplo, desenvolver um trabalho coletivo e propor metas e ações concretas para a melhoria da educação.

Plano de ação

Durante o processo de revisão do PPP, as escolas também devem elaborar o seu Plano de Ação. Ele é o planejamento anual da escola, formulado a partir dos problemas identificados na etapa do Diagnóstico. Por isso, é importante fazer a revisão desse planejamento, consolidando todo o trabalho já realizado.