Débora Cássia Carvalho

Professora de Educação Física
E. E. Prof. Getúlio José Soares

A educação à distância fez com que nós, educadores, reinventássemos nossas aulas e buscássemos outros meios de ensinar. Diante do desafio, inserir jogos e brincadeiras no contexto da educação física escolar traz alegria, diversão e muita interação. Essa temática foi de grande interesse dos alunos, e também dos pais, durante as aulas de Educação Física online.

As aulas foram elaboradas para possibilitar aos alunos a utilização de materiais de fácil acesso e direcionadas aos discentes  do ensino fundamental I – anos iniciais. A comunicação ocorreu por meio de textos explicativos, além de vídeos e outros materiais como exemplos. Como ferramenta de comunicação e interação com alunos e pais foi utilizado o WhatsApp.

Segue abaixo as atividades desenvolvidas:

• Atividade 1: Desenho com palito de fósforo.

Elaborar desenhos com palitos de fósforo. Essa atividade trabalha de forma significativa as habilidades motoras finas e a criatividade. Muitos alunos não tinham palito de fósforo, porém isso não foi um obstáculo. Utilizaram como alternativa gravetos, palitos de dente e palitos de picolé.

• Atividade 2: Jogo das cores.

É preciso pintar 4 folhas com as cores vermelho, amarelo, verde e azul, colocá-las no piso e seguir os passos de acordo com o vídeo.

• Atividade 3: Jogo 5 marias.

Trabalha a coordenação motora e tempo de reação. Consiste em jogar a pedrinha ou objeto similar no ar e recolher as que estão no chão antes do primeiro cair. O jogo possui várias fases.

• Atividade 4: Corrida do saci.

A corrida do saci é uma brincadeira indígena e antes de iniciá-la, fiz uma breve explicação sobre os povos indígenas e suas várias brincadeiras e jogos. Na execução desta atividade muitas mães apostaram corrida com seus filhos.

• Atividade 5: Morto-vivo.

É uma atividade de comando, onde um dos participantes deve dizer “Morto” ou “Vivo” para o outro, que deve fazer o movimento correspondente. Trabalha o tempo de reação dos alunos, contribuindo ativamente em sua coordenação motora. A brincadeira contribuiu significativamente na interação familiar pois proporcionou  um momento lúdico.

• Atividade 6: Jogo da velha.

Consiste em fazer uma sequência, horizontal ou vertical, de X ou 0. Essa atividade trabalha o raciocínio dos alunos, contribuindo assim no processo de aprendizagem.

• Atividade 7: Jogo de oposição.

Para fazer o jogo é preciso colocar um pedaço de pano de cada lado da cintura, com o objetivo era pegar o pano do seu adversário. Quem pegar os dois panos primeiro, vence. O resultado do jogo foi muita diversão e interação. A família foi peça chave no desenvolvimento desta tarefa visto que jogos de oposição é necessário um oponente.

Na execução das atividades, a participação familiar foi intensa e muito importante, conforme observado nas fotos e vídeos enviados pelos alunos. Nesse sentido, é importante ressaltar como as atividades de Educação Física foram capazes de unir os familiares para momentos de ludicidade, que são de grande importância em tempos de pandemia. A ideia central é que todos os alunos tivessem um momento de descontração e aproximação com sua família.