Foto: Divulgação

Iniciativa desenvolvida pela deputada estadual Laura Serrano destina recursos de emendas parlamentares para escolas que apresentam melhoria na aprendizagem dos estudantes

31 de Agosto de 2020

Estão abertas, até a próxima sexta-feira (4/9), as inscrições para a edição 2021 da “Corrida do Saber”, iniciativa desenvolvida pela deputada estadual Laura Serrano que tem por objetivo conhecer, incentivar e premiar as escolas públicas que se destacam na melhoria do desempenho da aprendizagem dos alunos mineiros. A partir de critérios técnicos de avaliação, as unidades escolares vencedoras receberão recursos de emendas parlamentares individuais da deputada, com execução prevista para 2021.

Podem se inscrever escolas públicas estaduais e municipais localizadas no estado de Minas Gerais e que possuam notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental em 2019. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível no site www.lauraserrano.com.br/corridadosaber até as 23:59h do dia 04 setembro de 2020.

Critérios de avaliação

A definição das escolas premiadas será feita em duas modalidades: uma correspondente à escola com maior Ideb e, a outra, às escolas com melhores evoluções em relação à meta da própria escola. O Ideb a ser considerado será sempre o dos anos iniciais do ensino fundamental.

Na modalidade “Melhor Escola”, a unidade de ensino será classificada pelo valor absoluto do Ideb 2019, sendo a vencedora aquela com a melhor classificação. No caso de empate, as escolas com notas idênticas para o Ideb 2019 serão ranqueadas pelo seu Índice de Evolução, que considera o desenvolvimento da nota em relação à meta individualizada.

Já na modalidade “Escolas com Melhores Evoluções”, as instituições de ensino serão classificadas pela variação percentual entre a nota real do Ideb 2019 e a meta do Ideb 2019 para a escola. Quanto maior for a evolução da nota em relação à meta, maior é a probabilidade de a escola receber o recurso.

As unidades de ensino selecionadas receberão visita da deputada ou representante do gabinete da parlamentar para o acompanhamento das boas práticas que refletem na melhoria dos índices de aprendizagem dos alunos da instituição. Nessa ocasião, será gravado um vídeo de apresentação da escola e das boas práticas que será divulgado, entre outros meios, nas redes sociais da deputada Laura Serrano.

Confira AQUI o edital completo da “Corrida do Saber”