Miniatura

Obra O Bocejo Pintor:Joseph Ducreux. Reprodução do aluno Yan. Foto: Arquivo da escola

Iniciativas são complementares ao Plano de Estudo Tutorado (PET), ferramenta estruturante do Regime de Estudo não Presencial

01 de Setembro de 2020

A Escola Estadual Paulo Pinheiro da Silva, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está desenvolvendo diversas iniciativas para envolver e estimular, cada vez mais, a participação dos estudantes nas atividades do ensino remoto, garantindo, assim, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem e fortalecendo o vínculo do aluno com a unidade escolar neste momento de isolamento social em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.

Entre as atividades propostas está o projeto “Qual fotografia você seria?”. Desenvolvido pelas professoras de história Laís Maine Santos e Tatiane da Silva Pereira, os alunos pesquisaram obras de arte e fizeram releituras e/ou reproduções daquelas que eles mais se identificaram.

“Levando em consideração o contexto de pandemia, queríamos desenvolver uma atividade que proporcionasse um resultado efetivo. Foi um processo muito livre. Queríamos que eles representassem algo com o que se identificassem e tentassem passar para os alunos que é possível aprender se divertindo, utilizando a criatividade e materiais que eles têm em casa”, ressalta a professora Tatiane.

Outra atividade prática desenvolvida pela escola chamou a atenção dos alunos. Mas, desta vez, foi nas aulas de ciências e biologia. Em casa, os alunos catalogaram a flora e fauna que existem no lugar onde vivem. “A atividade teve início antes da pandemia, mas no isolamento social demos continuidade, só que de forma não presencial. Pedi que os estudantes observassem as plantas mais comuns e insetos nas proximidades de casa e que também conversassem com os pais e responsáveis sobre plantas medicinais. O retorno foi bem positivo”, destaca a professora, Caetana Cássia Oliveira Mendes.

Atividade das aulas de ciências e biologia estimulou os alunos a conhecerem a fauna e flora do local onde vivem. Foto: Arquivo da escola

A escola também convidou moradores do município para gravar vídeos em que explicam como funcionam alguns instrumentos musicais que são utilizados em uma festa típica da cidade. “A comunidade sempre está presente nas atividades da escola e nossa unidade de ensino está de portas abertas para receber essa interação também nas atividades remotas, diz o diretor da escola, Júlio César Gomes.

Ainda segundo o gestor, todos os professores da escola desenvolvem atividades e projetos lúdicos com o objetivo de despertar a atenção e o entusiasmo dos alunos. “Queremos que os nossos alunos se mantenham ligados à escola e, para isso, entendemos que é necessário que façamos atividades interessantes. São trabalhos agradáveis e feitos junto com a família”, destaca.