Estudantes utilizaram o conteúdo dos Planos de Estudo Tutorados (PETs) para participar da iniciativa

03 de Setembro de 2020

As professoras de química Alcinara Borges, Daniela Monteiro e Raquel Helena, da Escola Estadual Newton Ferreira de Paiva, em Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, desenvolveram com seus alunos uma iniciativa que uniu o aprendizado e a diversão na mesma proposta. Chamada de “Olímpiada de Química”, a atividade foi direcionada para os alunos do ensino médio e programada para ser feita na semana de acolhimento do quarto volume do Plano de Estudo Tutorado (PET). A competição deixou os estudantes empenhados e por dentro dos conteúdos da disciplina trabalhados nas apostilas anteriores.

De acordo com a professora Raquel, ela e as colegas pensaram em como incentivar ainda mais os estudantes durante o ensino remoto. Elas aproveitaram a característica da escola, de sempre estar envolvida em competições de conhecimento, e lançaram o desafio para os alunos. “Foi para motivá-los ainda mais na realização das atividades de química. Com essa proposta, eles puderam estudar e fazer a revisão dos conteúdos que estão sendo trabalhados nos últimos volumes do PET”, contou.

O resultado não poderia ser diferente. Os estudantes gostaram da estratégia e aderiram à atividade. “Eles estão muito empolgados, participando do grupo que fizemos para passar as orientações. Tem gente que disse que acordou ansioso para o momento de fazer as questões e participar da olimpíada”, disse.

Professoras Daniela Monteiro da Silva Freire (esquerda) e Raquel Helena Alves Campos (direita). Foto: Arquivo Pessoal

Professoras Daniela Monteiro da Silva Freire (esquerda)  e Raquel Helena Alves Campos (direita). Foto: Arquivo Pessoal

Olímpiada Virtual

A atividade é realizada toda de forma on-line. Os estudantes receberam o regulamento e os interessados em participar formaram grupos, onde trocam as orientações. A organização é tamanha que há um conjunto de regras. No horário determinado para a atividade, os participantes recebem as questões e têm uma hora e meia para resolvê-las. “No final, eles enviam para nós as respostas e tudo funciona de forma on-line, da mesma forma que ocorre a correção”, ressalta Raquel.

As provas da Olimpíada Virtual de Química (OVQ) envolvem questões da seguinte forma, conforme o regulamento: os alunos do 1º ano do Ensino Médio respondem sobre o PET Volume III e os do 2º ano, dos PETs volumes I, II e III. Já os estudantes do 3º ano respondem sobre os PETs volume II e III. Ao todo, são vinte questões objetivas que devem ser respondidas de acordo com as instruções dadas no momento da prova.

Ainda de acordo com a professora, há premiações para os primeiros colocados e todos os que participarem da brincadeira recebem certificado.

Professora Alcinara Borges. Foto: Arquivo Pessoal

Regime de Estudo não Presencial

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está ofertando para os alunos da rede pública estadual, neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19, o Regime de Estudo não Presencial, um conjunto de ferramentas pedagógicas que tem por objetivo dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes durante esse período de isolamento.

As ferramentas pedagógicas funcionam de maneira complementar, com estratégias diversas de acesso, de forma a atender o maior número possível de alunos: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação”.

O PET, principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, é um material de apoio para ser utilizado pelos estudantes da rede juntamente com os livros didáticos. Ele é desenvolvido para cada ano de escolaridade e estruturado por disciplinas. Os PETs são organizados em volumes mensais, com conteúdos e atividades propostas de acordo com a carga horária semanal prevista de cada matéria.