Foto: Arquivo SRE

Durante o encontro virtual, educadores trocaram experiências sobre iniciativas realizadas no ensino remoto

A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis esteve à frente, na última quarta-feira (2/9), do webinar “Conectando Boas Práticas”. No encontro virtual, cinco escolas estaduais envolvidas na Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) puderam apresentar ações pedagógicas que têm alcançado sucesso durante o Regime de Estudo não Presencial.

De acordo com a diretora educacional e coordenadora da GIDE na SRE Divinópolis, Margarida Romão Macedo, “vivenciamos, por meio deste encontro virtual, um momento em que nossas escolas puderam partilhar experiências de reinvenção do fazer pedagógico, trocando impressões e compartilhando estratégias criadas para que não deixássemos que se perdesse o vínculo entre alunos e ambiente escolar”, afirmou.

O webinar foi realizado no canal do Youtube Ensino em Foco, com mediação da consultora da Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG), Pollyanna Faria.

Exemplos apresentados

Representando a Escola Estadual Capitão Alexandre Du, localizada no município de Luz, a diretora Aléxcia Oliveira Basílio apresentou as ações executadas na gincana “Aprendizagem em tempo de distanciamento”. Em sua fala, a gestora destacou as diferentes atividades realizadas pelos professores, de maneira que todas as ações propostas sejam executadas pelos alunos, incluindo aqueles que dispõem de menor acesso aos recursos virtuais.

A Escola Estadual Maria Luíza das Dores, no município de Pains, mostrou o projeto “Diário da Quarentena”, uma proposta de registro e valorização da expressividade dos alunos neste momento de isolamento social e desafiador para todos. A explicação sobre o desenvolvimento da iniciativa foi feita pelo professor Paulo Márcio Montserrat.

Já a Escola Estadual José Gonçalves de Melo, de Itaúna, foi representada pela professora Sinara Rezende Chaves. Em seu relato, ela falou sobre o projeto de Língua Inglesa “Board Game”, abordando a ressignificação do currículo por meio da utilização de jogos como estratégias de atrair a atenção e a participação dos estudantes.

De Divinópolis, a Escola Estadual Padre Matias Lobato apresentou a ação “Planilha de acompanhamento e consolidação das devolutivas dos PETs”, destacando o planejamento, a operacionalização e a organização do trabalho durante o ensino remoto.

E a Escola Estadual Padre Gregório, de Itaguara, foi representada pela professora Lady Daiana Pinheiro Silva. Ela falou do projeto de Educação Especial “Sala Virtual em Tempos de Pandemia” e relatou a experiência da escola, destacando a riqueza desse processo de busca pelo aperfeiçoamento contínuo. ¨Aprendemos a aprimorar nosso trabalho a cada tentativa de acesso aos alunos e nos apropriamos, dia após dia, de uma forma mais eficaz para o atendimento das necessidades desses estudantes”, comentou a professora.

Participação

Como parte do processo de implementação da GIDE, a realização do Webinar “Conectando Boas Práticas” busca dar visibilidade às iniciativas que vêm alcançando bons resultados nas escolas, além de estimular o engajamento de outras unidades de ensino. Atualmente, 37 escolas estaduais da SRE de Divinópolis participam das ações da GIDE.

Durante a realização do evento virtual, cerca de seis mil pessoas acompanharam o encontro. O material está disponível no link https://youtu.be/okNqAGuW49Y.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, está sendo estendida neste ano de 2020 para mais 777 escolas estaduais.

Por Andrea Mendes