04 de Setembro de 2020

Atenção alunos, pais e/ou responsáveis e professores! A partir da próxima terça-feira (08/09), o programa Se Liga na Educação inicia mais um ciclo do Regime de Estudo não Presencial e as teleaulas terão como base os conteúdos do quarto volume do Plano de Estudo Tutorado (PET). As novas apostilas estão disponíveis para acesso desde a última segunda-feira (31/08). O novo material dá sequência ao que já vinha sendo trabalhado pelos professores durante o ensino remoto nos volumes anteriores.

O PET pode ser baixado, gratuitamente, no site estudeemcasa.educacao.gov.br ou no aplicativo Conexão Escola. Para os estudantes que não têm acesso à internet, o material será entregue impresso em suas residências, da mesma forma que ocorreu a entrega dos outros volumes. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores das escolas, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Se Liga na Educação

Além do início do novo ciclo das atividades remotas com os conteúdos de mais um volume do PET, a próxima semana do Se Liga na Educação também terá novidades na programação com relação à área de conhecimento abordada em casa dia.

Na próxima segunda-feira (07/09), o programa fará a reapresentação da teleaula que trouxe o conteúdo exigido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre linguagens, que foi exibida pela Rede Minas, pela primeira vez, no dia 03 de julho. Dessa forma, o momento Tira Dúvidas do programa não será transmitido ao vivo, como ocorre diariamente entre 11h15 e 12h30. E é importante lembrar, também, que neste dia não será feita a transmissão pelo Youtube da Rede Minas, já que o conteúdo já está disponível.

Com a reapresentação na segunda-feira da teleaula do Enem, a programação ao longo da semana, que trará conteúdos inéditos, terá mudanças e ficará diferente. A teleaula sobre linguagens vai ao ar, então, na terça-feira (08/09). Já na quarta-feira (09/09) serão exibidos os conteúdos de ciências humanas e, na quinta-feira (10/09), será a vez da matemática. Na sexta-feira (11/09), o Se Liga na Educação será sobre ciências da natureza.

Regime de Estudo não Presencial

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) está ofertando para os alunos da rede pública estadual, neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas como medida de prevenção e enfrentamento à Covid-19, o Regime de Estudo não Presencial, um conjunto de ferramentas pedagógicas que tem por objetivo dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes durante esse período de isolamento.

As ferramentas pedagógicas funcionam de maneira complementar, com estratégias diversas de acesso, de forma a atender o maior número possível de alunos: o Plano de Estudo Tutorado (PET); o aplicativo Conexão Escola; e o programa de TV “Se Liga na Educação”.

O PET, principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, é um material de apoio para ser utilizado pelos estudantes da rede juntamente com os livros didáticos. Ele é desenvolvido para cada ano de escolaridade e estruturado por disciplinas. Os PETs são organizados em volumes mensais, com conteúdos e atividades propostas de acordo com a carga horária semanal prevista de cada matéria.