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Uma das atividades que Luís Otávio mais gosta é fazer os exercícios do PET. Foto: Arquivo Pessoal

Estudantes e familiares falam um pouco de como está sendo o aprendizado mesmo que a distância

08 de Setembro de 2020 , 9:25
Atualizado em 08 de Setembro de 2020 , 9:27

Luís Otávio Ramos de Souza é uma criança que sempre gostou de jogar bola e de andar de bicicleta. Este ano, ele está empolgado com outra coisa: fazer os exercícios do Plano de Estudo Tutorado (PET). “Eu gosto muito de estudar. A professora envia as atividades e eu amo fazer”, conta o aluno do 1º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, no município de Arinos. 

O gosto do estudante pelos estudos já está rendendo bons resultados. Aos poucos, mesmo com as dificuldades impostas pelo ensino remoto, que precisou de ser implementado devido a pandemia da Covid-19, Luís Otávio já está lendo e, neste 08 de setembro, em que é comemorado o “Dia Mundial da Alfabetização”, relata como está sendo a experiência. “Vou juntando as letrinhas e aí já forma a palavrinha. É muito bom ler”, comemora o estudante. 

Uma das atividades que Luís Otávio mais gosta é fazer os exercícios do PET. Foto: Arquivo Pessoal

O desenvolvimento e o aprendizado do Luís Otávio também empolgam e emocionam a mãe, Flávia Francini Ramos Barbosa. “Eu sou professora da rede municipal e acho muito comovente quando um aluno está aprendendo a ler, e ver um filho lendo assim é um sentimento inexplicável”, afirma.

Flávia auxilia o filho nas atividades, mas atribui o aprendizado dele à dedicação da professora e da escola. “A escola está muito presente nesse momento. A professora me ajuda muito, está sempre entrando em contato para saber se preciso de algum suporte e se preocupa se o Luís Otávio está aprendendo. Mesmo com a distância, ela está presente”, destaca.

A diretora da escola, Maria Aparecida Aguiar Rezende, explica que vem conseguindo alcançar os objetivos da unidade de ensino e que está feliz com os resultados atingidos. “Sabemos que não é a mesma coisa do ensino presencial, mas estamos buscando proporcionar aprendizado aos alunos e também manter o vínculo com as famílias”.

E é essa proximidade, cada vez maior com as famílias dos estudantes, que a diretora da Escola Estadual Padre Deolindo Coelho, em Coronel Fabriciano, Jane Aparecida Pontes de Souza Ribeiro, acredita ter contribuído para o aprendizado dos seus alunos. “Antes da pandemia, a participação das famílias não era integral. Com o ensino remoto, isso mudou. Eles estão mais envolvidos e ativos. Não medem esforços para que os filhos aprendam”, ressalta a gestora.

Durante o ensino remoto, a escola tem produzido vídeos para os alunos com contação de histórias, jogos, entre outros. “Os professores trabalham coletivamente. Estão sempre trocando informações para desenvolver um belo trabalho com os alunos”, diz Jane.

 Os resultados do trabalho proposto pela escola podem ser percebidos no desenvolvimento da aluna do 1º ano do ensino fundamental, Danielly Ketlly Rodrigues Braz. Com a ajuda da mãe, Juliana Rodrigues da Silva, a estudante se destaca na realização das atividades promovidas pela escola.

 “Nós vamos fazendo o PET e as atividades e encaminhando para a professora, que está sempre em contato comigo e com a minha filha. Está sendo bom. A Danielly já consegue juntar as letrinhas e está se desenvolvendo. Ela já sabe os números e consegue escrever o nome todo e certinho”, fala a mãe Juliana.

            Ver as conquistas da filha no processo de aprendizagem é uma vitória para Juliana. “No início, eu achei que não ia conseguir e pedi ajuda para a professora. Ela me acalmou e deu todo apoio. Sempre que preciso, recorro a ela. É maravilhoso ver minha filha começando a ler e acompanhar tudo que ela já aprendeu”, revela. 

Dia Mundial da Alfabetização

A data foi instituída em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ela tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

 Regime de Estudo não Presencial

A proposta de ensino remoto desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) possibilita que os alunos da rede pública estadual evoluam no seu processo de ensino e aprendizagem para que, no momento de retorno das atividades presenciais, tenham conseguido manter o vínculo com a instituição escolar e assimilado os conteúdos previstos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para cada ano.

 O Regime de Estudo não Presencial tem como ferramenta estruturante o Plano de Estudo Tutorado, que é usado na rede como material de estudo e como guia para nortear as atividades. Contudo, não são livros didáticos e as escolas e professores podem incrementar o conteúdo com outras ferramentas no momento de trabalhar as disciplinas com os alunos.

 Os estudantes contam ainda com o programa Se Liga na Educação, que é transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas e também pela TV Assembleia, e com o aplicativo Conexão Escola, que permite a troca de mensagens entre educadores e estudantes por meio do chat. A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

 

Dia Mundial da Alfabetização: descoberta das primeiras leituras desperta ainda mais o interesse dos alunos pelas atividades durante ensino remoto

Estudantes e familiares falam um pouco de como está sendo o aprendizado mesmo que a distância

Luís Otávio Ramos de Souza é uma criança que sempre gostou de jogar bola e de andar de bicicleta. Este ano, ele está empolgado com outra coisa: fazer os exercícios do Plano de Estudo Tutorado (PET). “Eu gosto muito de estudar. A professora envia as atividades e eu amo fazer”, conta o aluno do 1º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, no município de Arinos.

O gosto do estudante pelos estudos já está rendendo bons resultados. Aos poucos, mesmo com as dificuldades impostas pelo ensino remoto, que precisou de ser implementado devido a pandemia da Covid-19, Luís Otávio já está lendo e, neste 08 de setembro, em que é comemorado o “Dia Mundial da Alfabetização”, relata como está sendo a experiência. “Vou juntando as letrinhas e aí já forma a palavrinha. É muito bom ler”, comemora o estudante.

O desenvolvimento e o aprendizado do Luís Otávio também empolgam e emocionam a mãe, Flávia Francini Ramos Barbosa. “Eu sou professora da rede municipal e acho muito comovente quando um aluno está aprendendo a ler, e ver um filho lendo assim é um sentimento inexplicável”, afirma.

Flávia auxilia o filho nas atividades, mas atribui o aprendizado dele à dedicação da professora e da escola. “A escola está muito presente nesse momento. A professora me ajuda muito, está sempre entrando em contato para saber se preciso de algum suporte e se preocupa se o Luís Otávio está aprendendo. Mesmo com a distância, ela está presente”, destaca.

A diretora da escola, Maria Aparecida Aguiar Rezende, explica que vem conseguindo alcançar os objetivos da unidade de ensino e que está feliz com os resultados atingidos. “Sabemos que não é a mesma coisa do ensino presencial, mas estamos buscando proporcionar aprendizado aos alunos e também manter o vínculo com as famílias”.

E é essa proximidade, cada vez maior com as famílias dos estudantes, que a diretora da Escola Estadual Padre Deolindo Coelho, em Coronel Fabriciano, Jane Aparecida Pontes de Souza Ribeiro, acredita ter contribuído para o aprendizado dos seus alunos. “Antes da pandemia, a participação das famílias não era integral. Com o ensino remoto, isso mudou. Eles estão mais envolvidos e ativos. Não medem esforços para que os filhos aprendam”, ressalta a gestora 

Durante o ensino remoto, a escola tem produzido vídeos para os alunos com contação de histórias, jogos, entre outros. “Os professores trabalham coletivamente. Estão sempre trocando informações para desenvolver um belo trabalho com os alunos”, diz Jane.

Os resultados do trabalho proposto pela escola podem ser percebidos no desenvolvimento da aluna do 1º ano do ensino fundamental, Danielly Ketlly Rodrigues Braz. Com a ajuda da mãe, Juliana Rodrigues da Silva, a estudante se destaca na realização das atividades promovidas pela escola.

“Nós vamos fazendo o PET e as atividades e encaminhando para a professora, que está sempre em contato comigo e com a minha filha. Está sendo bom. A Danielly já consegue juntar as letrinhas e está se desenvolvendo. Ela já sabe os números e consegue escrever o nome todo e certinho”, fala a mãe Juliana.

Ver as conquistas da filha no processo de aprendizagem é uma vitória para Juliana. “No início, eu achei que não ia conseguir e pedi ajuda para a professora. Ela me acalmou e deu todo apoio. Sempre que preciso, recorro a ela. É maravilhoso ver minha filha começando a ler e acompanhar tudo que ela já aprendeu”, revela.

 

Dia Mundial da Alfabetização

A data foi instituída em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ela tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

 

Resultados do Proalfa

Em Minas Gerais, os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos estudantes são identificados pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

No resultado da avaliação obtido em 2019, e que foi disponibilizado este ano para as escolas, foi possível perceber uma elevação na proficiência média dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.

Em língua portuguesa, em 2019, foi alcançada a proficiência média de 572,8. Comparativamente com os resultados das avaliações obtidos em 2018, significa um aumento de 11,1 pontos. Em matemática, a variação positiva foi de 16,9 pontos. Em 2019, foi identificada uma proficiência média de 568,1, enquanto em 2018 foi de 551,2.

Na participação dos estudantes na avaliação, que é anual, também foram registrados números expressivos. A taxa média foi de 93,9%.

  

Regime de Estudo não Presencial

A proposta de ensino remoto desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) possibilita que os alunos da rede pública estadual evoluam no seu processo de ensino e aprendizagem para que, no momento de retorno das atividades presenciais, tenham conseguido manter o vínculo com a instituição escolar e assimilado os conteúdos previstos no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para cada ano.

O Regime de Estudo não Presencial tem como ferramenta estruturante o Plano de Estudo Tutorado, que é usado na rede como material de estudo e como guia para nortear as atividades. Contudo, não são livros didáticos e as escolas e professores podem incrementar o conteúdo com outras ferramentas no momento de trabalhar as disciplinas com os alunos.

Os estudantes contam ainda com o programa Se Liga na Educação, que é transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas e também pela TV Assembleia, e com o aplicativo Conexão Escola, que permite a troca de mensagens entre educadores e estudantes por meio do chat. A conexão do perfil do aluno e do professor com a rede para utilizar o aplicativo é custeada pelo Governo de Minas.

 

 

 

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