Na edição deste ano, 944 escolas públicas mineiras finalizaram as inscrições

14 de Setembro de 2020

As escolas públicas mineiras deram um show de participação na edição especial do Prêmio Gestão Escolar (PGE) deste ano. Ao todo, 944 unidades de ensino finalizaram as inscrições. Com este quantitativo, Minas Gerais é o estado com o maior número de escolas municipais e estadual de ensino regular que se cadastraram na iniciativa. Em todo o país, quase seis mil unidades de ensino finalizaram as inscrições.

O coordenador estadual do Prêmio, Gustavo Pedroso, agradece a participação e o interesse das escolas e fala sobre os próximos passos. “Parabenizamos todas as escolas que se engajaram no Prêmio Gestão Escolar 2020 pelo excelente resultado nas inscrições. Agora, o foco está nas avaliações dos Comitês Locais e, posteriormente, do Comitê Estadual para que possamos conhecer a escola referência no estado”, afirma.

O PGE irá reconhecer práticas exitosas realizadas pelas escolas neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Serão premiadas equipes escolares - cada equipe sendo composta por um gestor, um coordenador e quatro professores - que conseguiram transformar o momento de apreensão em soluções criativas e inovadoras de forma colaborativa e conjunta para manter o clima educacional, apesar do afastamento social.

Próximas etapas

Em Minas Gerais, terminado o período das inscrições, os relatos de experiências serão analisados pelos Comitês Locais que deverão indicar a “Escola Referência Local”. A indicação da escola deverá ser encaminhada para o Comitê Estadual até o dia 30 de setembro. Já o Comitê Estadual terá até o dia 30 de outubro para indicar a escola que será a “Referência Estadual”.

As escolas indicadas como referência local e referência estadual serão premiadas com certificados emitidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e também pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

As escolas vencedoras da categoria Referência Regional serão conhecidas no dia 6 de novembro. Das 27 selecionadas, cinco (uma por região) irão para a final no dia 10 de dezembro, quando será conhecida a Escola Referência Brasil.

Prêmio Gestão Escolar

O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Consed; da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Ministério da Educação (MEC); e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A Fundação Itaú para Educação e Cultura e Unesco são patrocinadoras da iniciativa, que conta, ainda, com o apoio da Bett Educar, British Council, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Unicef e Univesp.

Edital de Minas Gerais

Em Minas Gerais, o PGE é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG). Com o objetivo de regulamentar a iniciativa no estado, foi publicado o edital SEE nº 04/2020. No último sábado (5/9), o Diário Oficial de Minas Gerais trouxe, na página 33, uma retificação do documento, com as novas datas do cronograma de ações.