Escola Estadual Irênio Pinheiro, em Mato Verde, conquistou a maior variação no Ideb e no desempenho do Saeb./ Foto: Arquivo Escola

Resultados demonstram detalhes comuns em relação às escolas que obtiveram os melhores desempenhos nos anos iniciais em Minas.

17 de Setembro de 2020 ,

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2019, divulgado nessa terça-feira (15/9), mostrou que a rede pública estadual de Minas Gerais manteve o seu desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental. O Estado registrou 6,5 pontos no indicador, o mesmo observado em 2017.

Os resultados demonstram detalhes comuns em relação às escolas que obtiveram os melhores desempenhos nos anos iniciais em Minas. As unidades de ensino focaram em projetos que buscaram a participação efetiva de alunos, pais/responsáveis e de toda a comunidade escolar nas atividades pedagógicas.

A Escola Estadual Coronel Jonas Câmara, localizada em Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha, obteve o melhor Ideb da rede estadual nos anos iniciais do ensino fundamental com 8,5. A diretora da escola, Deise Gonçalves dos Santos Sampaio, acredita que o bom resultado foi alcançado em virtude do desenvolvimento de iniciativas que estimulavam a atuação dos estudantes e de seus responsáveis nas propostas educativas da instituição de ensino.

“Como gestora, sinto-me honrada e orgulhosa com o trabalho desenvolvido pela equipe docente e pedagógica desta escola. Este resultado é fruto de um trabalho sério e de muita dedicação de todos os envolvidos. Sei que temos muito ainda a fazer pela educação e vamos fazer” afirma.

Um dos projetos de destaque elaborado pela escola é o Ler e saber com muito prazer, em que os alunos são estimulados a praticar a leitura de forma mais descontraída. “Percebemos um aumento no interesse dos estudantes pela leitura e pela produção de texto e notamos, ainda, grande avanço no processo de socialização entre eles”, enfatiza.

Outro ponto relevante é que a unidade de ensino também obteve resultados positivos em outras avaliações externas. No Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a escola alcançou, na avaliação dos alunos do 2º ano, nível de desempenho de 651,5 em Língua Portuguesa e 641,0 em Matemática. O Proalfa identifica os níveis de aprendizagem em relação à leitura e à escrita dos alunos dos anos iniciais.

A escola participa de diferentes projetos, realizados durante a atual gestão, que buscam fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos. O Programa Gestão pela Aprendizagem e o Programa de Reforço para o Fortalecimento da Aprendizagem são alguns deles. “Realizamos acompanhamento no contraturno para os alunos com dificuldade de alfabetização, em matemática e em língua portuguesa”.

Em todo o estado, o Programa de Reforço Escolar, desenvolvido pela SEE/MG, ofereceu cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas. Os alunos puderam ter aulas de reforço em português e matemática, melhorando o aprendizado nestes componentes curriculares.

Variações no Ideb e Saeb

Já a Escola Estadual Irênio Pinheiro, localizada no município de Mato Verde, no Norte de Minas, conquistou dois resultados importantes. O primeiro deles foi a maior variação do Ideb. A unidade de ensino passou de 5,0 na última avaliação, em 2017, para 6,7 em 2019. A variação dos índices foi de 34%.

A escola também foi destaque na variação de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2017, alcançou em língua portuguesa a proficiência de 188,96 e, em matemática, 188,61. Já na edição de 2019, registrou as proficiências de 223,10 e 244,86, respectivamente. A variação entre os indicadores também foi de 33,8%.

Para a diretora da escola, Silvânia Freitas Campos, o salto considerável nos índices apresentados é consequência da participação efetiva de toda a comunidade escolar nos projetos realizados. “Temos uma equipe muito comprometida e responsável e ainda contamos com o apoio dos pais/responsáveis e de parceiros. Isso facilita o trabalho e, consequentemente, resulta na melhoria e no avanço da educação”, relata.

Silvânia conta que os projetos desenvolvidos para celebrar datas comemorativas, por exemplo, são grandes aliados para trabalhar temas importantes com os estudantes. “Aproveitamos o Carnaval, a Semana da Pátria, a Festa Junina e outras datas para falar sobre a educação inclusiva, os tipos de preconceitos, bullying e muito mais. É perceptível que o desenvolvimento destes projetos tem motivado os alunos e influenciado na aprendizagem deles”.

Para estimular os alunos com a prática da leitura, a escola investe em iniciativas como o Bazar da Leitura e Bem Te Vi, ambos voltados para que os pequenos estudantes tenham contato com o universo literário. A unidade de ensino também participa do Programa Gestão pela Aprendizagem, que teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental e está sendo ampliado, em 2020, para mais 777 escolas estaduais.