Nos anos finais do ensino fundamental, a maior nota no IDEB foi da Escola Estadual de Gouveia. Foto: Arquivo da escola

Dedicação, capacitação e envolvimento das famílias na vida dos estudantes são algumas das estratégias adotadas pelas unidades escolares

17 de Setembro de 2020 ,

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nessa terça-feira (15/09), mostram a melhora dos resultados de Minas Gerais. A rede pública estadual subiu de 4.4, registrado em 2017, para 4.6, em 2019, a nota no índice de qualidade nos anos finais do ensino fundamental. Um crescimento de dois décimos. Nesta etapa da educação básica, a rede pública mineira ocupava a 13ª posição entre os estados da federação. Agora está na 9ª posição.

Na rede estadual, as escolas que se destacaram do 6º ao 9º ano do ensino fundamental mostraram que engajamento no ensino dos alunos, a formação constante dos professores, além da boa parceria entre família e as unidades de ensino são ingredientes para o bom desempenho.

Em Minas Gerais, nos anos finais do ensino fundamental, a maior nota no IDEB foi da Escola Estadual de Gouveia, localizada no distrito de Gouveia, em Leme do Prado, Norte do estado. Segundo os dados do índice, a unidade de ensino teve nota de 6.6, melhorando no ano passado ainda mais os números do Ideb 2017, que foi de 5.5.

Segundo a diretora, Helena Augusta Figueiredo, mesmo sendo uma escola pequena, na Zona Rural, há uma dedicação e empenho para promover as transformações necessárias para melhorar a eficiência no aprendizado. Ela destaca que toda a comunidade escolar está envolvida: alunos, professores e as famílias. “Foi um trabalho muito importante de recuperação dos alunos. A equipe se capacitou para desenvolver as estratégias e foram feitas diversas ações”, conta.

A escola participa de vários programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), como dar protagonismo ao jovem, o de reforço escolar, entre outros. De acordo com a diretora, sempre são feitas análises para verificar como melhorar o aprendizado dos estudantes. “A equipe faz um estudo dos resultados e verifica quais as habilidades que os alunos não foram bem. A partir disso, é traçado um plano de ação e é dada nova oportunidade para eles recuperarem. Isso tem refletido nos resultados internos e externos da escola”, revela.

Elevação no Ideb

Já no caso da Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do Estado, a dedicação ao aprendizado dos alunos trouxe a maior variação positiva do Ideb em Minas. A unidade de ensino, que tem cerca de 720 alunos, teve melhora de quase 72,4% na nota do índice, comparado a nota verificada em 2017, que foi de 2,9, e a alcançada na avaliação aplicada em 2019, de 5,0.

De acordo com a diretora, Rita Castro, a necessidade de se reinventar e oferecer aos alunos as disciplinas de maneira mais atraente estão contribuindo para a melhoria dos resultados educacionais. “Nós sempre temos projetos com os alunos. Além disso, tivemos bom desempenho de professores e alunos nas aulas de reforço e, também, fazendo a busca ativa com aqueles estudantes que estavam mais desanimados”, conta.

Escola Estadual Desembargador Moreira Santos, em São Gonçalo do Rio Abaixo, registrou a maior variação positiva do Ideb em Mina

Em todo estado, a ação de busca ativa trouxe de volta para as salas de aula cerca de 15 mil estudantes que estavam infrequentes ou em vias de abandonar os estudos e no Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem foram oferecidas, em 2019, cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas em todo o estado para ajudar quem precisava de auxílio em português e matemática.

Segundo Rita, a iniciativa de tirar as dúvidas dos alunos resultou em “aulões” de reforço que tiveram toda dedicação da comunidade escolar. “Temos sempre chamado as famílias para participarem. Sempre temos encontros com os pais. Este é um vínculo importantíssimo para ser feito junto com a escola”, destaca.

Variação do Saeb

Quando acompanhados os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a maior variação positiva foi verificada na Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda, no distrito de São José dos Salgados, em Carmo do Cajuru, Região Centro-Oeste de Minas. Segundo o diretor da unidade, Geraldo Aquiles, a aposta na constante formação dos professores rendeu bons frutos. Ele destaca que o aprimoramento rendeu ganhos em sala de aula e isso, associado aos programas e práticas adotados na escola, fizeram a diferença.

A maior variação positiva foi verificada na Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda, no distrito de São José dos Salgados, em Carmo do Cajuru.

Ainda de acordo com Geraldo, a unidade de ensino participa de vários programas desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação como jovens do futuro e o programa de reforço e tudo isso contribui para a transformação e mais eficiência nos resultados. “Nós fizemos simulados com questões contextualizadas com a atualidade e vivência dos alunos. Além de estarmos muito conectados com currículo referência de Minas Gerais”, disse. A escola atualmente é contemplada no programa Mãos à Obra e também passa por melhorias na infraestrutura.

Nos dados divulgados nesta terça-feira pelo MEC, a Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda apresentou a maior variação do indicador de desempenho no estado nos anos finais do ensino fundamental, com registro de 45,2% de elevação.