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Índice no estado saltou de 3,6 para 4,0, comprovando a melhora e crescimento na aprendizagem no ensino médio da rede pública mineira

17 de Setembro de 2020 ,

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ano-base 2019, divulgados nesta terça-feira (15/9), mostraram que as ações realizadas em Minas Gerais com foco no ensino médio estão fazendo com que os estudantes realmente aprendam. O índice da rede pública estadual saltou de 3,6, em 2017, para 4,0, em 2019. Reforço escolar, famílias cada vez mais próximas das escolas e intervenções focadas nas dificuldades dos estudantes foram algumas das estratégias utilizadas pelas escolas que se destacaram no estado.

A Escola Estadual Major Mota está localizada no distrito de Major Porto, a 64 km do município sede de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. No ensino médio, a unidade de ensino conquistou o melhor Ideb da rede estadual de ensino: 5,8. Para a diretora da escola, Marli Aparecida Barbosa Coimbra, o sucesso conquistado se deve às iniciativas de apoio pedagógico desenvolvidas ao longo do ano e à participação efetiva das famílias no dia a dia da unidade de ensino.

Na Escola Estadual Major Mota alunos participam de aulas de reforço. 

“Em tudo que fazemos e precisamos, as famílias estão presentes. É uma comunidade muito unida. Ano passado, tive 100% de participação dos meus alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Eles entenderam a importância da avaliação. Também desenvolvemos muitos projetos pedagógicos, como o reforço escolar”, conta a gestora.

A diretora conta, ainda, que durante todo o ano, é oferecido aos alunos um acompanhamento mais próximo e o foco são os conteúdos que eles apresentam dificuldades. As aulas acontecem no contraturno. “Os professores dão essa assistência para os alunos e os resultados são muito positivos”, afirma. A escola também desenvolve projetos de estímulo à leitura.

Em relação às avaliações externas, Marli ressalta a importância de sempre estar analisando os resultados. “A escola consegue perceber onde precisa atuar mais efetivamente e focar nas habilidades ainda não consolidadas”, conclui.

A ação desenvolvida pela escola para aprofundar os estudos com seus alunos está em consonância com a proposta realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) por meio do Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem. Nesta iniciativa, em 2019, foram oferecidas cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas em todo o estado para ajudar quem precisava de auxílio em português e matemática.

Maior variação

Já no distrito de Santo Antônio do Ponto, a 18 km do centro do município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, está localizada a unidade de ensino da rede estadual que apresentou a maior variação do Ideb no estado no ensino médio: a Escola Estadual Vicente José Soares. A unidade de ensino passou de 1,6 pontos, na edição de 2017, para 4,7 em 2019. Uma variação registrada de 193,8%.

O salto no Ideb foi resultado de muito trabalho e de uma atenção especial da escola ao desempenho dos alunos em matemática. “Ao fazer uma análise, percebemos que os nossos índices estavam muito baixos em matemática e decidimos focar nossas ações nesta disciplina”, afirma a diretora Juliane Pires da Costa.

Aulão de matemática realizado na Escola Estadual Vicente José Soares. 

A escola passou a reservar 50 minutos por semana para que a matemática fosse discutida nas aulas. O trabalho foi interdisciplinar e o objetivo foi mostrar para os estudantes que a matemática está presente em tudo e, assim, simplificar os conteúdos. A escola também estimula os alunos a estarem sempre em contato com a leitura por meio de projetos literários.

Em 2019, a unidade escolar também passou a participar do Jovem de Futuro, programa que tem como objetivo o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. Segundo a diretora, a iniciativa abriu mais possibilidades de intervenções. “Nós abraçamos o programa e foi maravilhoso. Sabíamos que precisávamos melhorar em matemática. Fizemos aulões e os professores também buscaram tornar as aulas mais lúdicas”, destaca Juliane.

Assim como essa escola, ações desenvolvidas por meio do Jovem de Futuro chegaram também a outras unidades escolares, em toda Minas Gerais, que contam com essa etapa da educação básica. Aproximadamente 1,3 mil escolas participam dessa iniciativa no estado desde o último ano. O objetivo é de que até 2022, o Jovem de Futuro esteja em toda a rede estadual de ensino médio.

A participação positiva dos estudantes nas avaliações do Saeb também foi resultado de muita conversa com pais e alunos. “As avaliações externas são muito importantes, por isso incentivamos os alunos. Falamos com os pais sobre a importância de os filhos fazerem as provas, fizemos cartazes e explicamos a estrutura da prova para os alunos. Foi muito trabalhoso, mas exitoso”, diz a diretora.

Melhor evolução no Saeb

É no município de Sem Peixe, na Zona da Mata mineira, que está localizada a Escola Estadual São Sebastião. No ensino médio, a unidade de ensino foi destaque na variação de desempenho do Saeb. Em língua portuguesa, em 2017, a escola registrou proficiência de 255,86 e 256,88 em matemática. Já em 2019, a proficiência registrada foi de 315,11 em língua portuguesa e, em matemática, foi de 316,45. A variação no indicador de desempenho foi de 41,6%.

Na Escola Estadual São Sebastião foram realizadas ações para aprimorar o trabalho desenvolvido. Foto: Arquivo da Escola

“Sempre procuramos nos superar. Quando um resultado é divulgado, fazemos um estudo e avaliamos onde precisamos nos aperfeiçoar. Aprimoramos a forma de trabalhar tendo como base as habilidades não consolidadas”, conta o diretor da escola, Geraldo Magella da Silva Pereira. Além disso, durante todo o ano, a escola desenvolve projetos e incentiva os estudantes a participarem de olimpíadas de língua portuguesa e de matemática, além de trabalhar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para o diretor, os resultados conquistados são reflexo do trabalho realizado pelos professores. “Temos buscado manter o nosso quadro de servidores mais estável. Assim, conseguimos dar continuidade no trabalho e isso se reflete no desempenho dos alunos, acabava impactando nos resultados”, conclui Geraldo Magella.

O Governo do Estado tem promovido a constante valorização profissional. Desde de agosto de 2019, 3.900 nomeações de novos servidores efetivos foram feitas para atuarem na rede pública estadual de Minas Geras.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

 

 

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