Na Escola Estadual de Ensino Médio de Pedro Teixeira, em Pedro Teixeira, que fica no setor Sul. Nela, toda a equipe tem um olhar atento para os alunos. Foto: Acervo da escola

Unidades de ensino se destacaram no índice que mede a qualidade do ensino no pais..

18 de Setembro de 2020 ,

Boas práticas, eficiência e transformação fizeram com que escolas do setor Sul de Minas conseguissem bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta semana. O Estado subiu de 3.6 para 4 a nota no indicador de qualidade da educação no país nesta etapa de ensino, saltando duas posições. O envolvimento com a comunidade, a dedicação da família e o olhar atento da equipe fizeram com que as unidades de ensino se destacassem.

Um dos exemplos é a Escola Estadual de Ensino Médio de Pedro Teixeira, em Pedro Teixeira, que fica no setor Sul. Nela, toda a equipe tem um olhar atento para os alunos e o acompanhamento ocorre quase que de maneira individual. Os estudantes são observados e recebem aulas de reforço, caso apresentem alguma dificuldade no conteúdo. “Trabalhamos muito o acompanhamento. Dar atenção ao aluno que precisa de mais cuidado. Mas, também não esquecemos daqueles que estão bem nos estudos. Afinal, todos precisam que a escola esteja atenta às suas necessidades”, conta o diretor da unidade de ensino, Sandro Sale

Os resultados dessa e de outras ações refletem no processo de aprendizagem da escola e os números demonstram isso. Segundo os dados do IDEB, a escola alcançou o melhor IDEB do ensino médio do setor Sul com 5.6 no índice. Anteriormente, a unidade de ensino tinha alcançado a nota de 4.2.

Além das aulas de reforço, Sandro conta que outros projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) também fazem a diferença, como o Busca Ativa e o Jovem de Futuro. “Para manter o conteúdo, os projetos têm identificação com a escola e com as demandas dos alunos”.

Ainda de acordo com o diretor, outro ponto de destaque na escola é a forma como ela está inserida na comunidade. Isso, segundo ele, ajuda a projetar, ainda mais, a qualidade e a dedicação dos estudantes e profissionais. “A nossa escola respeita a comunidade, suas raízes e projeta o futuro. Além disso, sem o comprometimento dos profissionais nada seria possível. O corpo de profissionais que temos ajuda muito”, destaca.

Variação Ideb

A mesma dedicação e empenho fizeram com a Escola Estadual São Pedro, em Piau, no Setor Sul, apresentasse a maior variação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2017, a pontuação da escola foi de 2.3 e, no índice atual, passou para 4.8. A melhora foi de mais de 108,7%.

Na Escola Estadual São Pedro, em Piau, o crédito da melhora no Ideb pode ser dado a toda comunidade escolar.

O crédito dessa melhora pode ser dado a toda comunidade escolar. De acordo com o diretor da escola, José Carlos Guilhon, o engajamento da equipe conta muito e serve para motivar também os alunos. “Desenvolvemos projetos e procuramos mostrar a importância dos estudos para os alunos. Iniciativas que buscaram fazer com que os pais e os estudantes vissem a escola de uma nova maneira”.

A unidade de ensino trabalha com vários projetos incentivados pela SEE e, principalmente, desenvolve as aulas de reforço, para garantir o aprendizado de todos. Ele ainda aposta que a infraestrutura, somada às características da comunidade, é que fazem a diferença. “Somos uma scola excelente, bem equipada e com alunos responsáveis e inserida na comunidade. Eu acredito que isso define a gente”, garante.

Setor Sul

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Sul é composto pelas SREs de Barbacena, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Leopoldina, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São João del-Rei e Varginha.