Escola Estadual Silvestre Nunes alcançou 5,6 de desempenho no IDEB/ Foto: Arquivo da escola

As unidades de ensino que alcançaram resultados mais positivos estão localizadas nos municípios de Casa Grande e Amparo da Serra

18 de Setembro de 2020 ,

As duas escolas do setor Centro-Sul que conquistaram os resultados mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no ensino médio, são escolas que incentivam o protagonismo do jovem estudante por meio de projetos pedagógicos. A unidade de ensino com maior IDEB foi a Escola Estadual Silvestre Nunes, no município de Casa Grande. Já a que registrou maior variação no indicador foi a Escola Estadual Alfredo do Carmo, em Amparo da Serra.

A Escola Estadual Silvestre Nunes alcançou 5,6 de desempenho no IDEB. A diretora da instituição de ensino, Elma Elaine Dutra Tavares, acredita que os resultados da escola demonstram a evolução na consolidação gradativa das competências e habilidades desenvolvidas no ensino médio. “A escola tem toda uma preparação para formação do aluno como um todo. Os jovens estão sendo preparados para serem inseridos na sociedade e construírem um futuro diferente”, conta.

A instituição de ensino participa desde o ano de 2019 do Jovem de Futuro, programa que tem como objetivo o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem. “O programa funciona como norteador no desenvolvimento de ações de intervenção no processo ensino e aprendizagem. Por meio dele, conseguimos detectar e trabalhar as dificuldades apresentadas”, revela a gestora.

Segundo a diretora, ao participarem do programa os alunos demonstram mais envolvimento e protagonismo. “Muitas iniciativas são ideias dos próprios alunos, como a prática de esportes nos intervalos, a realização de alguns projetos, oficinas e até propostas de ações na comunidade. As iniciativas são apoiadas pela escola e sempre direcionadas à aprendizagem dos conteúdos”.

Uma das iniciativas de destaque da escola é o Projeto Valorização Pessoal (VAPE), em que a cada bimestre os alunos respondem a um formulário com perguntas de auto avaliação que permite que ele se descubra e expresse sua opinião. “É uma forma de comunicação eficiente dentro da escola. Usamos este projeto para identificar as dificuldades de cada estudante e nossa equipe trabalha para ajudá-los de acordo com suas necessidades”, declara a diretora.

Outro ponto comemorado por Elma é a participação total dos alunos em avaliações externas. Em 2019, todos os estudantes do 3º ano do ensino médio fizeram as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb).

Variação do Ideb

A Escola Estadual Alfredo do Carmo, em Amparo da Serra, obteve a maior variação no IDEB no ensino médio da rede estadual, passando de 2,2, na última edição em 2017, para 4,3 em 2019, registrando uma variação de 95,5%.

A Escola Estadual Alfredo do Carmo, em Amparo da Serra, obteve a maior variação no IDEB no ensino médio./Foto: Arquivo da escola

“A formação de nossos estudantes vai muito além do acadêmico. Vai do sentimento de pertencimento ao ambiente, de realização de práticas que aliam conhecimento e diversão. Os resultados estão melhorando ano após ano. No entanto, temos que entender que não é motivo para acomodar, pois temos muito ainda a evoluir”, declara o diretor da unidade de ensino, Nilton Caetano de Almeida Filho.

Uma das apostas da escola para melhorar o desempenho dos alunos em provas como o Exame Nacional do ensino Médio (Enem) foi a aplicação de simulados que buscam aprimorar a capacidade de gerenciamento do tempo, o preparo emocional e físico, a familiarização com o preenchimento de gabaritos, o treino de redação, dentre outros. “Os resultados também podem ser utilizados pelos professores para diagnosticar a aprendizagem dos estudantes, a fim de que eles trabalhem suas defasagens”, afirma o gestor.

Como consequência da aplicação dos simulados, Nilton revela que a escola teve um aumento significativo no número de alunos aprovados em instituições de ensino superior. “A partir desta ação, aproximadamente 70% de nossos estudantes do terceiro ano passaram a ser admitidos em diversas faculdades e universidades”, comenta.

Para estimular ainda mais os alunos, a escola ainda entrega aos estudantes que mais se destacaram em cada semestre, medalhas e certificados de reconhecimento pelo desempenho. “É uma maneira de incentivá-los a serem protagonistas e a transformarem a realidade deles mesmos”, enfatiza o diretor.

O setor Centro-Sul

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Centro-Sul é composto pelas regionais de Campo Belo, Carangola, Conselheiro Lafaiete, Muriaé, Ouro Preto, Passos, Ponte Nova, São Sebastião do Paraíso e Ubá.