A Escola Estadual Ribeiro de Oliveira conquistou 6,4 no IDEB./ Foto: Arquivo da escola

As unidades de ensino que alcançaram resultados mais positivos estão localizadas nos municípios de Entre Rios de Minas e Teixeiras

18 de Setembro de 2020 ,

As duas escolas do setor Centro-Sul que conquistaram os resultados mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos finais do ensino fundamental, são escolas que buscam evidenciar o potencial e as habilidades dos alunos. A unidade de ensino com maior Ideb foi a Escola Estadual Ribeiro de Oliveira, no município de Entre Rios de Minas. Já a que registrou maior variação no indicador foi a Escola Estadual Antônio Moreira de Queiroz, em Teixeiras.

A Escola Estadual Ribeiro de Oliveira conquistou 6,4 no IDEB. Para a diretora da unidade de ensino, Léa Aparecida de Morais, o resultado obtido foi desencadeado por uma soma de fatores. “A capacidade de trabalho em equipe, a busca constante pelo ensino público de qualidade, a motivação dos profissionais e de todos os envolvidos, dentre outras coisas, contribuíram para que alcançássemos essa posição de destaque”, revela.

A gestora conta que a instituição aposta muito em projetos interdisciplinares para explorar a capacidade de aprendizagem do aluno. “A ideia é envolver mais componentes curriculares, normalmente mantendo como base a disciplina de língua portuguesa, despertando o interesse do estudante por todas as áreas de conhecimento”, explica a gestora.

Um dos exemplos de atividades interdisciplinares é a Feira Cultural, em que a escola desafia os alunos a aprofundarem em diversas temáticas, como meio ambiente, segurança alimentar e nutricional, direitos humanos, inteligência emocional, dentre outras. “A cada edição, vemos o compromisso deles em expor trabalhos de alta performance e de muita profundidade intelectual. O resultado final é sempre satisfatório e exitoso” comemora Léa.

Outra proposta desenvolvida pela unidade de ensino é a mobilização dos alunos do 9º ano para atividades de práticas de leitura e de conhecimento dos gêneros literários. A escola também incentiva os estudantes a participarem de programas nacionais de conhecimento, por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A instituição participa em todos os anos e, ao longo desse tempo, já conquistou medalhas e lugares de destaque na competição.

Variação do Ideb

A Escola Estadual Antônio Moreira de Queiroz, em Teixeiras, obteve a maior variação no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, no setor centro-sul, passando de 2,9, na edição em 2017, para 4,4 em 2019, registrando uma variação de 51,7%. “Percebo que a nossa equipe pedagógica olha para o aluno e reconhece seu potencial, bem como suas necessidades e limitações e, dessa forma, contribuímos para que eles alcancem bons resultados”, declara a diretora da unidade de ensino, Jacqueline Machado Ramos Mól.

A Escola Estadual Antônio Moreira de Queiroz, em Teixeiras, obteve a maior variação no IDEB nos anos finais do ensino fundamental, no setor centro-sul./Foto: Arquivo da escola

A gestora conta que a escola tem promovido um trabalho que objetiva o desenvolvimento integral do estudante e que este pode ser um dos motivos para o salto no índice do IDEB. “Focamos no ensinamento dos conteúdos, mas preocupamos também com a formação pessoal, em dar aos nossos alunos autonomia e um novo sentido para aplicar o que aprenderam na sala de aula nos diferentes espaços”, explica.

De acordo com Jacqueline, os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino ressaltam o envolvimento dos estudantes, das famílias e de toda comunidade escolar. “Nossas iniciativas exploram todas as temáticas possíveis. Realizamos feiras de ciências, literatura, história, e outras atividades que nos permitem explorar as habilidades individuais e coletivas”.

A escola participa do Programa Gestão pela Aprendizagem, um conjunto de ações adotadas na rede estadual para recolocar o Estado em posição de destaque na qualidade do ensino público no país, por meio da Gestão Integrada da Educação Avançada (Gide Avançada). “Tem sido uma parceria de sucesso. Os professores têm participado das capacitações e esse suporte tem favorecido muito a relação entre educadores e alunos”, conta a diretora.

O setor Centro-Sul

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Centro-Sul é composto pelas regionais de Campo Belo, Carangola, Conselheiro Lafaiete, Muriaé, Ouro Preto, Passos, Ponte Nova, São Sebastião do Paraíso e Ubá.