Trilha é utilizada com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Foto: Arquivo da Escola

Iniciativas envolvem os alunos e suas famílias

18 de Setembro de 2020

As escolas estaduais de Minas Gerais que ofertam o ensino fundamental e participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, estão implementando diferentes estratégias que têm por objetivo incentivar, cada vez mais, a participação dos estudantes e famílias no Regime de Estudo não Presencial.

A Escola Estadual Dom José, no município de Jordânia, por exemplo, está desenvolvendo uma série de iniciativas de acordo com as propostas previstas pela unidade de ensino. “Estamos no meio da terceira ação. A primeira foi o anúncio em rádios da cidade e carro de som nas ruas. Já a segunda foi uma campanha #eufaçopet e passamos mensagens de incentivo para os alunos e familiares. Essa de agora é uma gincana”, conta a diretora da escola, Jucimara Alves Pinheiro Damasceno.

Escola Estadual Dom José realizou carreata para motivar os alunos. Foto: Arquivo da Escola

Com as ações, a escola, que atende alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, pretende deixar os estudantes sempre animados em participar das atividades e mostrar para os pais e/ou responsáveis a importância de acompanhar os alunos. “Os familiares estão mais atentos. No último volume do Plano de Estudo Tutorado (PET), por exemplo, a entrega foi feita de forma muito rápida”, ressalta a diretora.

Já na Escola Estadual Irmãos Mário Esdras, em Varginha, são realizadas atividades com os estudantes e também reuniões virtuais com os pais e/ou responsáveis. “As ações são parecidas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental, porém com abordagens diferentes. Para as crianças, temos a ‘Trilha do Super Mário, que é um jogo onde os alunos vão cumprindo as atividades propostas e vão “caminhando” na trilha. Já com os maiores, estamos realizando um quiz com atividades dos PETs”, ressalta a diretora da escola, Cristiane Juvêncio da Silva.

Ainda segundo a gestora, são realizadas videoconferências com os pais e/ou responsáveis pelos estudantes. Na oportunidade, a escola destaca a importância da participação e do acompanhamento deles na vida escolar dos filhos. Além disso, está sendo criando um projeto no qual alunos são convidados a serem monitores dos colegas.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, está sendo estendida neste ano de 2020 para mais 774 escolas estaduais.