Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia. Foto: Arquivo da Escola

Nos anos finais do ensino fundamental, a Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia, conquistou o IDEB 6,5, sendo a maior nota entre as escolas estaduais do setor. Já a Escola Estadual Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba, teve a maior variação

19 de Setembro de 2020 ,

No setor Triângulo, as escolas estaduais Honório Guimarães, em Uberlândia, e Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba, se destacaram na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nos anos finais do ensino fundamental, a primeira conquistou o melhor IDEB do setor, 6,5. Já a segunda apresentou a maior variação, comparando o resultado conquistado em 2017 com o apresentado em 2019, a variação foi 46,9%.

Para o diretor da Escola Estadual Honório Guimarães, Paulo Henrique Ribeiro da Rocha, a maneira como a escola trabalha os projetos pedagógicos é o diferencial da unidade de ensino. “Quando trabalhamos os conteúdos de forma interdisciplinar, os alunos aprendem mais”, conta. Para ensinar os conteúdos, os professores utilizam diversas e diferentes metodologias. Para aprender matemática, por exemplo, os alunos foram, no ano passado, até o supermercado local e fizeram cotação de preços. Já a fração foi trabalhada, também no último ano, em um dia repleto de pizzas.

Escola Estadual Honório Guimarães, em Uberlândia. Foto: Arquivo da Escola

A língua portuguesa também tem uma atenção especial na escola. É desenvolvido um projeto que estimula os alunos a lerem livros literários, fazerem fichas e depois, em uma roda de conversa, contam para os colegas trechos das obras. Além disso, a escola desenvolve mostra de ciências e a feira das nações. As datas comemorativas também são utilizadas para estimular os estudantes a fazerem pesquisas.

Segundo o diretor, a participação dos alunos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi muito boa, cerca de 90%. Para preparar os estudantes para as provas foram realizados simulados. “Trabalhamos com provas anteriores e, depois, os professores fizeram uma consolidação dos conteúdos que os alunos precisavam consolidar e realizaram um trabalho focado nessas necessidades”, conta Paulo.

O gestor destaca ainda a importância das avaliações externas para o trabalho realizado pela escola. “Acho importante para mensurar se os nossos conteúdos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Se os alunos têm facilidade de fazer a prova, significa que estamos atingindo todos os conteúdos e que estamos no caminho certo”, conclui.

Na escola, desde o ano passado, também é desenvolvida a Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), iniciativa que auxilia na gestão escolar. Para Paulo, “a GIDE ajudou a deixar sua gestão mais participativa”.

A ação faz parte do Programa Gestão pela Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria de Estado de educação de Minas Gerais (SEE/MG). Voltado para escolas que ofertam o ensino fundamental, a GIDE é realizada em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). Contemplou, inicialmente, 251 unidades de ensino e, em 2020, foi estendida para mais 774 escolas.

Maior variação do Ideb

Já a Escola Estadual Coronel Tonico Franco foi a unidade de ensino, do setor Triângulo, que apresentou a maior variação positiva do índice. Em 2017, o IDEB observado foi de 3.2. Em 2019, o resultado foi 4.7, o que representou uma variação de 46,9%. Para o diretor da escola, Jackson Renner de Freitas, o trabalho desenvolvido pelos professores fez toda a diferença. “O resultado é reflexo do empenho e dedicação dos professores. Antes da realização das avaliações externas, os educadores estimulam os alunos a participarem das provas”, afirma. Em 2019, a escola teve cerca de 96% de participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental no Saeb.

Na escola, os alunos também são incentivados a participar de feiras científicas, de oficinas de xadrez, de cuidar da horta da unidade de ensino, além de outras propostas que estimulam o aprendizado. O gestor conta que uma iniciativa da escola já foi até premiada. “Os estudantes utilizam a gordura que sobra da merenda e produzem sabão que é utilizado na limpeza da escola. É uma ação que já ganhou até prêmio em feiras de ciências”, comenta.

Escola Estadual Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba. Foto: Arquivo da Escola

Para o diretor, outra ação de destaque que foi realizada na escola no ano passado foi o Programa de Reforço Escolar, iniciativa da SEE/MG que teve por objetivo apoiar os alunos da rede estadual de ensino que precisavam de auxílio para alavancar seus estudos e recuperar as notas. “ Foi uma ação muito bem aceita e que teve resultados positivos”, destaca Jackson.

Em 2019, em todo o estado, o Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem contou com a oferta de mais de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas em todo o estado.

O setor Triângulo

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Triângulo é composto pelas regionais Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia.