A Escola Estadual de Ponte dos Ciganos conquistou 5,1 no Ideb./Foto: Arquivo Escola

As unidades de ensino que alcançaram resultados mais positivos estão localizadas nos municípios de Coração de Jesus e Januária.

19 de Setembro de 2020 ,

As duas escolas do setor Norte que conquistaram os resultados mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no ensino médio, são escolas que desenvolvem ações que estimulam o protagonismo dos jovens e que buscam a aproximação com as famílias dos alunos. A unidade de ensino com maior Ideb foi a Escola Estadual de Ponte dos Ciganos, no município de Coração de Jesus. Já a que registrou maior variação no índice foi a Escola Estadual Olegário Maciel, em Januária.

A Escola Estadual de Ponte dos Ciganos conquistou 5,1 no Ideb. A diretora da instituição de ensino, Nilza Maria Afonso Oliveira, acredita que, apesar do resultado satisfatório, a escola pode continuar avançando. “Ficamos muito felizes com o resultado, mas sabemos que podemos aperfeiçoar mais e atingir uma nota ainda melhor na próxima edição”, enfatiza.

A gestora conta que o diferencial da unidade de ensino é a relação de proximidade com os alunos e suas famílias. Para ela, “o apoio dos pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da educação”. Ela relembra que a escola fez um trabalho para resgatar as famílias que estavam distantes da unidade de ensino, buscando aproximá-las do ambiente escolar. “O que mais soma é o contato que temos com toda a comunidade escolar. Não deixamos nossos alunos fora da escola. Se eles não aparecem nas aulas, vamos atrás deles”, revela.

O Programa Jovem de Futuro também é uma aposta da instituição de ensino para manter os alunos envolvidos nas ações pedagógicas. A ideia da equipe escolar é manter os jovens estudantes ativos e prontos para transformar suas realidades. “Procuramos despertar neles o interesse pelo protagonismo, para pensarem e realizarem seguindo suas próprias ideias”, destaca Nilza.

Buscando a preparação dos alunos para processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a escola se dedica à realização de simulados. Segundo a diretora, o objetivo das provas, que seguem um cronograma específico, é aumentar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, bem como incentivá-los a alcançar seus sonhos.

Variação do Ideb

A Escola Estadual Olegário Maciel, em Januária, obteve a maior variação no Ideb no ensino médio, no setor Norte, passando de 2,3, na edição em 2017, para 3,5 em 2019, registrando uma variação de 52,2%.

“A preocupação da gestão escolar junto aos professores é sempre alcançar todos os estudantes. Por isso, adotamos metodologias para facilitar e tornar mais eficiente a interação entre escola e aluno”, conta o diretor da unidade de ensino, Luiz Carlos de Souza Matos.

A instituição desenvolve vários projetos que buscam incentivar a participação dos estudantes, como iniciativas de leitura e ações culturais que envolvem música, dança, ciência, tecnologia, dentre outros temas. A escola também realiza, anualmente, a Feira Científica e Tecnológica que objetiva evidenciar o potencial e a criatividade dos alunos. “Através dos inventos desenvolvidos pela escola, participamos da Feira Científica Nacional em Pernambuco, apresentando ao Brasil nossos bons resultados e nossos estudantes”, recorda o gestor.

A unidade de ensino participa do Programa de Educação de Tempo Integral do Ensino Médio. A aposta da escola para seguir progredindo e avançando nos indicadores está ligada à proposta dessa modalidade de ensino. “Esperamos que os métodos e as ações do Ensino Médio Integral contribuam para o aperfeiçoamento dos resultados nas próximas edições das avaliações externas”, explica Luiz.

O setor Norte

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais. O setor Norte é composto pelas regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora e Unaí.