A Escola Estadual Gonçalves Chaves conquistou 6,2 no Ideb./ Foto: Arquivo da escola

As unidades de ensino que alcançaram resultados mais positivos estão localizadas no município de Monte Claros.

19 de Setembro de 2020 ,

As duas escolas do setor Norte que conquistaram os resultados mais positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais do ensino fundamental, são unidades de ensino que identificam e acompanham os alunos com desempenho abaixo do esperado. A unidade de ensino com maior Ideb foi a Escola Estadual Gonçalves Chaves, em Montes Claros. Já a que registrou maior variação no indicador foi a Escola Estadual Secundino Tavares, localizada no mesmo município.

A Escola Estadual Gonçalves Chaves conquistou 6,2 no Ideb. Para a diretora da unidade de ensino, Sandra dos Reis Jorge e Borges, o resultado deve ser muito comemorado, e novos avanços devem ser buscados pela escola, com o objetivo de sempre melhorar. “Ficamos muito felizes porque isso é reflexo de um trabalho contínuo, de um planejamento coletivo e de intervenções pontuais. Porém, a nossa meta é aperfeiçoar os nossos números”, relata.

De acordo com a gestora, o diferencial da equipe pedagógica é ter sempre o foco das ações voltado para a formação e para o crescimento do aluno, independentemente de avaliações externas. “Temos um histórico de não deixar ninguém para trás. Identificamos as dificuldades dos estudantes já no início do ano letivo e trabalhamos em cima disso. Temos o cuidado em estarmos próximos do aluno em todo o tempo”, conta Sandra.

Dentre os projetos desenvolvidos para aumentar o rendimento e a participação dos alunos, a diretora cita o Reforço Escolar de matemática, que acontece em dia específico, no contraturno, para alunos com dificuldades de aprendizagem na disciplina. Também destaca as iniciativas literárias, realizadas a cada bimestre com uma roupagem diferenciada para atrair os estudantes.

Sandra explica que a parceria entre “o aluno que quer aprender, com o professor que deseja ensinar e a família que se esforça para apoiar” é a receita para os objetivos serem alcançados. Ela também ressalta a sensibilidade que os educadores têm para acompanhar os alunos com déficit de desempenho. “Elaboramos atividades diferenciadas e quando percebemos que o aluno não está muito ativo, buscamos o apoio da família” revela.

Variação do Ideb

A Escola Estadual Secundino Tavares, em Montes Claros, obteve a maior variação no Ideb nos anos finais do ensino fundamental, passando de 2,6, na edição em 2017, para 4,3 em 2019, registrando uma variação de 65,4%. “Recebemos o resultado com entusiasmo, pois trabalhamos justamente para isso. Sabemos que estamos longe do ideal, mas cada avanço é uma vitória porque sabemos das nossas dificuldades”, declara a diretora da unidade de ensino, Solange Meireles Ruas.

A Escola Estadual Secundino Tavares obteve a maior variação no Ideb nos anos finais do ensino fundamental./Foto: Arquivo da escola

Segundo a gestora, a equipe pedagógica trabalha diariamente com propostas que estimulam os alunos a desenvolverem o seu protagonismo. “Nosso empenho tem gerado frutos. Temos muitos exemplos de sucesso de estudantes que conseguiram aprovação e diplomas em várias faculdades. Que saíram daqui e que até hoje nos agradecem pelo incentivo que demos a eles. Isso é motivo de orgulho para nós”, revela.

Solange conta que a escola tem desenvolvido vários projetos visando alcançar melhores resultados junto aos alunos que possuem baixo desempenho. Dentre essas iniciativas, ela cita os programas de reforço que funcionam seguindo cronogramas diário e semanal. “Sabemos dos nossos desafios e responsabilidades, por isso procuramos inovar nossas ações sempre com o objetivo de corrigir a defasagem e alcançar as metas desejadas”, reforça.

Para a diretora, os resultados atingidos são positivos e motivam os envolvidos, principalmente os estudantes, a continuarem no caminho do progresso. “Percebe-se que os alunos que participam ativamente dos projetos conseguem evoluir, apresentando rendimentos mais satisfatórios, o que incentiva ainda mais a criação de novas propostas”, enfatiza.

O setor Norte

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais. O setor Norte é composto pelas regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros Paracatu, Pirapora e Unaí.