Miniatura

Nesta terça-feira (22/9), gestores das unidades de ensino participaram de uma reunião virtual com a secretária Julia Sant’Anna

22 de Setembro de 2020 ,

O foco nas habilidades ainda não consolidadas pelos alunos e a participação dos pais e/ou responsáveis no dia a dia das unidades de ensino são algumas das características destacadas pelos gestores das escolas públicas estaduais dos setores Jequitinhonha/Leste e Norte premiadas no “IDEB Transformação”. Dando sequência aos encontros virtuais para a entrega das premiações, os diretores dessas escolas participaram, nesta terça-feira (22/9), da reunião virtual e contaram para a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, um pouco sobre os aspectos que influenciaram nos resultados.

Na Escola Estadual Coronel Coelho, em Capelinha, a diretora, Creusa Fernandes, contou que o trabalho foi feito a partir de muito planejamento. “Receber esse prêmio, quando a escola completa 105 anos, é maravilhoso. O nosso foco é o aluno e trabalhamos com planejamento, monitoria e intervenções pontuais e imediatas. Também temos uma parceria muito forte com as famílias dos alunos e estamos sempre em contato com eles para saber em que podemos melhorar”.

A diretora da Escola Estadual Augusto Soares, no município de Novo Cruzeiro, Dilma Lopes de Souza, falou que aproveitou a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) para falar com os pais e/ou responsáveis sobre os resultados conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “A nossa escola é de zona rural. Para nós, esse prêmio é uma alegria muito grande. Tudo que conseguimos é com muita luta. Esse prêmio é um ânimo a mais que estamos tendo e dividimos isso com a comunidade”, comemora.

Já a diretora Eleni Gonçalves, da Escola Estadual José Augusto, no município de Entre Folhas, ressaltou que a unidade de ensino está sempre atenta e busca avançar nos índices. Ela destacou que a comunidade escolar está em festa. “Estamos eufóricos. Desenvolvemos projetos com muita seriedade e compromisso. O índice socioeconômico da escola é baixo e nós conseguimos, com motivação e alegria, avançar cada dia mais”.

Durante a reunião, a secretária Julia Sant’Anna parabenizou os gestores premiados e sugeriu que as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) promovam a troca de experiências entre as unidades de ensino que se destacaram no IDEB e aquelas que ainda têm alguns desafios a serem vencidos. “Com certeza, será uma ação muito proveitosa para todas as escolas. Elas têm muitas experiências para trocar entre si, seja as com bons resultados e aquelas que precisam avançar”, destacou.

Premiação comemorada

O reconhecimento da comunidade pelos resultados conquistados também foi percebido pela equipe da Escola Estadual Secundino Tavares, em Montes Claros. “A nossa comunidade é pequena e rapidinho a notícia da nossa premiação se espalhou. Recebi muitos telefonemas dando os parabéns. Na escola, procuramos sempre fazer a diferença dentro da comunidade”, afirma a diretora Solange Ruas.

A diretora Jaqueline Miranda, da Escola Estadual de São Pedro da Garça, em Montes Claros, também comemorou a premiação. “Não importa onde você está e o tamanho da comunidade. Se você tem empenho e dedicação, consegue modificar a realidade”, afirmou.

Emocionada, a gestora da Escola Estadual Cremilda Passos, em Brasília de Minas, Letícia Cardoso, destacou que é um momento de reconhecimento e gratidão. “Já parabenizei a todos os meus professores. Essa premiação mostra que não é apenas estrutura física que eleva a aprendizagem dos alunos, mas também um corpo docente comprometido", ressaltou.

Prêmio IDEB Transformação

O Prêmio pretende reconhecer publicamente as escolas estaduais que se destacaram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no IDEB. As escolas foram premiadas em cinco categorias: IDEB, variação do IDEB, desempenho, variação de desempenho e gestão.

A relação com o nome de todas as escolas premiadas em cada categoria foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, na página 18, na última sexta-feira (18/9). Acesse aqui para ver a lista completa.

Setores Jequitinhonha/ Leste e Norte

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 SREs foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Norte é composto pelas regionais de Janaúba, Januária, Montes Claros, Paracatu, Pirapora e Unaí. Já o setor Jequitinhonha/Leste é composto pelas SREs de Almenara, Araçuaí, Caratinga, Diamantina, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu e Teófilo Otoni.