Encontro aconteceu nesta terça-feira (22), no canal do Youtube da SEE/MG. - Foto: Reprodução

O encontro on-line teve a participação da secretária da SEE/MG, Julia Santa’Anna, e da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria.

22 de Setembro de 2020 ,

O bom resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da rede pública estadual de Minas Gerais foi tema de mais uma live, nesta terça-feira (22/9), que reuniu quatro diretores das escolas que se destacaram na variação do índice. As unidades de ensino registraram a maior variação do Ideb no ensino médio e nos anos finais do ensino fundamental. O encontro on-line teve a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, e também da subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria.

Participaram da reunião virtual os diretores das unidades destaques no ensino médio, José Carlos de Castro, da Escola Estadual São Pedro, em Piau, e Juliane Pires, da Escola Estadual Vicente José Soares, em Governador Valadares. Já os representantes do ensino fundamental foram Cristiane de Castro, da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Coronel Fabriciano, e Rita Castro, da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Durante a transmissão, os gestores contaram as próprias experiências e também tiveram a oportunidade de deixar um conselho para quem busca alcançar resultados positivos. A secretária reforçou o agradecimento a todos os diretores presente. “Meu profundo encantamento por esse trabalho que vocês fizeram. Vocês representam muito os demais gestores que conseguiram promover uma grande variação do IDEB. Isso só foi conquistado graças à luta e o esforço de vocês”, disse Julia.

Troca de experiências

A participação dos alunos na prova do IDEB foi um ponto destacado pela subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria. Ela chamou a atenção para a Escola Estadual São Pedro, em que todos os estudantes fizeram as avaliações. “Isso nos enche de orgulho, tanto pelos indicadores quanto pela participação dos alunos. Também revela uma perspectiva de gestão pela aprendizagem, aquilo que estamos trabalhando há algum tempo”, destacou.

Alguns diretores ressaltaram como a escola se prepara para a realização de avaliações externas e explicaram a diferença que isso implica no resultado. “Colocamos cartazes para chamar a atenção deles e mostramos a importância”, contou Juliane. O diretor José Carlos também compartilha da mesma opinião. “Não foi de um dia para o outro que todos resolveram participar das provas. Criamos um vínculo especial com os alunos e eles compraram nossa ideia”, revelou.

A proximidade com a comunidade foi um assunto destacado pelas diretoras Cristiane e Rita. Elas contaram como é importante conhecer a realidade de cada aluno. “Nós abraçamos a nossa comunidade. Oferecemos apoio e recebemos os nossos estudantes com amor. Tenho muito orgulho de representar a nossa região. Mesmo com todos os desafios, os alunos veem a nossa escola como referência”, contou Cristiane. “Temos um trabalho que amo que é o ‘Escola vai à Comunidade’. Por meio dele, conhecemos a vivência do estudante, a família deles e ficamos mais perto de suas realidades”, relatou Rita.

Busca Ativa

Entre os relatos sobre o resgate dos alunos que estavam longe da escola, alguns diretores falaram que o retorno dos estudantes, em algumas situações, provocou a necessidade de abertura de novas turmas. “O exercício da busca ativa acabou com algo interessante para nossa unidade de ensino. Precisamos abrir turmas de ensino regular à noite. Agora, esperamos manter isso”, declarou José Carlos. “Tivemos que pedir mais turmas de 6º ano porque a procura foi muito grande”, comemorou Rita.

Próxima live

Nesta quarta-feira (23/9), dando continuidade aos encontros virtuais, a live Somos Todos Ideb será com as quatro escolas que apresentaram as maiores variações no desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Participarão os gestores das duas escolas do ensino médio e duas dos anos finais do ensino fundamental. O bate-papo pode ser acompanhado no perfil da SEE/MG no Youtube. Para acessar basta clicar neste link.