Cerimônia com diretores das escolas premiadas ocorreu de forma on-line

Nesta quarta-feira (23/9), gestores das unidades de ensino participaram de uma reunião virtual com a secretária Julia Sant’Anna

23 de Setembro de 2020 ,

Cerimônia com diretores das escolas premiadas ocorreu de forma on-line

O engajamento da equipe, a motivação dos alunos e a participação dos pais são algumas das ações apontadas pelos diretores das escolas dos setores Sul e Centro-Sul, reconhecidas no prêmio “IDEB Transformação”, como sendo os elementos que contribuíram para o resultado no índice. Na cerimônia, realizada de forma virtual na manhã desta quarta-feira (23/09), os gestores contaram um pouco mais das iniciativas adotadas nas unidades de ensino e conversaram com a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, sobre os projetos que contribuíram para o bom desempenho.

Os dados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram que Minas alcançou sua mais alta nota no ensino médio, saltando de 3.6, em 2017, para 4.0, em 2019. Melhorando duas posições no ranking dos estados. Segundo Julia, o momento é importante e demonstra que o empenho de todos está contribuindo para a melhoria da educação mineira. “Estou muito feliz de estar com vocês neste momento de reconhecimento do trabalho. Quero parabenizar a todos pela dedicação. Estamos fazendo um grande esforço para deixar nossa rede cada vez mais integrada”, afirmou.

O diretor José Luiz Gomes, da Escola Estadual Benedito Ferreira Calafiori, em São Sebastião do Paraíso, disse que o trabalho com professores, alunos e famílias é muito importante e deve ser feito, não só com foco na prova, mas como uma rotina. Ele ainda destacou a necessidade de um trabalho contínuo, mesmo que seja de forma simples. “Não só que a escola seja um destaque, mas que a avaliação reflita o que a gente vive no dia a dia”, disse.

Na mesma linha, o diretor da Escola Estadual Moacir de Souza Dias, André Luiz Martins, que fica em Conselheiro Lafaiete, ressaltou que a união da comunidade escolar faz toda a diferença no momento de determinar o plano de ações para melhorar a qualidade da educação. Amante de futebol, ele comparou a dinâmica de funcionamento da escola com a de um time bem entrosado. “Assim como quando você tem uma equipe muito boa jogando no campo de futebol, nós também temos uma excelente equipe na escola, por isso os bons resultados”, comemorou.

O diretor Fábio Nunes, da Escola Estadual Nascimento Leal, em Carangola, destacou a necessidade de sempre envolver os alunos com projetos que mesclam o aprendizado com a valorização da história de vida de cada um. Ele citou projetos de língua portuguesa, xadrez e o Jovem de Futuro como exemplos de iniciativas que deram bons resultados. “É muito importante envolver todos os estudantes e melhorar a autoestima deles. E, com todos os projetos que nossa escola faz, tudo fica melhor”.

Foco e trabalho em equipe

Os diretores que conseguiram alcançar os bons resultados no Ideb levantaram alguns pontos em comum que ajudaram na conquista. Entre eles estão a capacidade de liderança das equipes, alunos e famílias e a de pensar as ações de forma estratégica.

A diretora da Escola Estadual Olympio Araújo, Maria das Graças Bellini, em Rio Novo, contou que ficou muito feliz, pois a melhora no Ideb da escola era um de seus objetivos. De acordo com ela, com o trabalho de toda a equipe isso foi possível. Entre as estratégias adotadas, ela destacou a harmonia da equipe que focou o trabalho em melhorar os indicadores e também em reduzir a evasão escolar. “Eu olhava para os resultados e pensava: ‘Como temos bons resultados na proficiência e isso não vai pro Ideb?’. Aí nós começamos também a focar na necessidade de reduzir a evasão e criamos um plano de ação”, ressaltou.

Bastante feliz com o resultado, o diretor da Escola Estadual Doutor Viviano Costa, Rosberg do Patrocínio, que fica em Prados, falou que, mais que o reconhecimento como bom gestor, o momento consagra uma espécie de troca. Ele estudou na unidade de ensino e, entre os atuais colegas e integrantes de sua equipe, estão antigos professores dele. “Somos uma escola que reúne desde o filho do pedreiro ao empresário, e conseguir esses bons resultados é de uma felicidade muito grande para mim. Estamos trabalhando com material humano muito diversificado”, afirmou.

Prêmio IDEB Transformação

O Prêmio pretende reconhecer publicamente as escolas estaduais que se destacaram no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no IDEB. As escolas foram premiadas em cinco categorias: IDEB, variação do IDEB, desempenho, variação de desempenho e gestão.

A relação com o nome de todas as escolas premiadas em cada categoria foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, na página 18, na última sexta-feira (18/9). Acesse aqui para ver a lista completa.

Setores Sul e Centro-Sul

Para tornar o trabalho desenvolvido pela SEE/MG ainda mais eficiente e visando uma maior articulação da rede, as 47 SREs foram divididas em setores. A composição dos setores foi feita a partir de semelhanças das regionais.

O setor Centro-Sul é composto pelas regionais de Campo Belo, Carangola, Conselheiro Lafaiete, Muriaé, Ouro Preto, Passos, Ponte Nova, São Sebastião do Paraíso e Ubá. Já o setor Sul tem as SREs de Barbacena, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Leopoldina, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São João del-Rei e Varginha.