Fonte: Divulgação SEE

A rede pública estadual de ensino conta, atualmente, com cerca de 3.100 alunos surdos ou com deficiência auditiva

25 de Setembro de 2020 ,

Com o objetivo de facilitar e ampliar ainda mais o acesso do estudante surdo às atividades do Regime de Estudo não Presencial, proposto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia da Covid-19, foi disponibilizado para os alunos da rede pública estadual, nesta semana em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos, vídeos com aulas em Libras que foram criados especialmente para eles. A data é celebrada no próximo sábado (26/9) e o material já pode ser acessado no site estudestudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

A ação, que irá favorecer a aprendizagem dos alunos, conta com a colaboração dos Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e, também, com a parceria de representantes do Movimento Bilíngue. Os vídeos são voltados para alunos do ensino fundamental e do ensino médio.

"O estreitamento do diálogo com os representantes do Movimento Bilíngue está gerando bons frutos para nossos estudantes. Além da produção das vídeoaulas e do material produzido para utilização durante o Regime de Estudo não Presencial, o nosso contato possibilitará a continuidade do aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais para o estudante Surdo”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.

Fonte: Divulgação SEE

Os vídeos com aulas em Libras podem ser encontrados e acessados na aba “Se Liga na Libras”, no site que reúne todas as informações e iniciativas do Regime de Estudo não Presencial da rede pública estadual de ensino (estudeemcasa.educacao.mg.gov.br). A ideia é que também sejam disponibilizados na página, posteriormente, os Planos de Estudos Tutorados (PETs) específicos que estão sendo utilizados pelos alunos surdos.

Atualmente, a rede pública estadual de ensino mineira conta com cerca de 3.100 alunos surdos ou com deficiência auditiva. Para que estes alunos estejam sempre inseridos nas atividades propostas pelo ensino remoto, todas as teleaulas do programa Se Liga na Educação, por exemplo, contam com Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS). Além disso, esses profissionais que atuam nas escolas, junto aos alunos, também elaboram PETs adaptados para as necessidades específicas dos estudantes.

Rede estadual

Para aprimorar o atendimento de estudantes surdos e capacitar os professores da rede, a SEE/MG conta com cinco Centros de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) e dois Núcleos de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica.

Localizados nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Varginha, Uberaba e Diamantina, os CAS têm por objetivo a capacitação continuada de profissionais da educação: professores regentes, TILS, professores de sala de recurso. Já os Núcleos de Capacitação e Apoio Pedagógico às Escolas de Educação Básica estão localizados nas cidades de Januária e Governador Valadares. Eles têm por objetivo oferecer curso de Libras para capacitar profissionais da Educação Básica das redes públicas e orientação às escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Dia Nacional dos Surdos

Instituída pela Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, a data tem por objetivo marcar criação da 1ª escola brasileira para surdos, que foi fundada em 26 de setembro de 1857 com o nome de Colégio Nacional para Surdos-Mudos, na cidade do Rio de Janeiro e que, atualmente, é conhecida por Instituto Nacional de Educação de Surdos.