Foto: Divulgação CGE

"Ciclo de Diálogos” consiste em reuniões virtuais que vão discutir temas presentes no dia a dia dos profissionais

25 de Setembro de 2020 ,

Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Assessoria Central de Inspeção Escolar, e a Controladoria-Geral do Estado (CGE), por meio da Controladoria Setorial da Secretaria de Educação, pretende auxiliar no trabalho desenvolvido pelos servidores da rede pública estadual de ensino que atuam no serviço de Inspeção Escolar.

A iniciativa, intitulada “Ciclo de Diálogos”, consiste em reuniões virtuais realizadas, mensalmente, que vão apresentar e discutir temas variados e presentes no dia a dia dos Inspetores Escolares, como a comunicação não violenta, a proteção ao patrimônio público, plano de integridade e controle social, entre outros.

O primeiro encontro ocorreu nesta semana, nos dias 24 e 25 de setembro, e teve como tema “Noções Gerais sobre Apuração de Denúncias e Reclamações”. A reunião contou com a participação do Ouvidor Especializado Educacional, Breno Bastos. O evento foi transmitido pelo Youtube e teve mais de 900 inscritos na plataforma. A próxima agenda está prevista para acontecer no dia 20 de outubro e terá como tema “Comunicação não violenta”.

Atuação conjunta

Para o Assessor Central de Inspeção Escolar da SEE/MG, Paulo Leandro de Carvalho, a parceria vem para somar às atividades que estão sendo desenvolvidas pelos profissionais da área. “É um projeto que vem para fortalecer o trabalho da inspeção escolar e pretende subsidiar os inspetores com ferramentas práticas e conhecimento teórico para realizar ações de prevenção e detecção de riscos que podem impedir ou dificultar o alcance dos objetivos educacionais das instituições de ensino”, destaca.

Segundo a Controladora Setorial, Marcela Ferreira, “o Ciclo de Diálogos foi construído em cima do lema ‘Prevenir para não Punir’ e tem o objetivo de unir forças com a inspeção escolar, servidores que realizam a segunda linha de controle, para desenvolvermos ações de prevenção e detecção de ameaças que tanto fragilizam as instituições de ensino”, afirma.

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, afirmou dar todo apoio ao projeto. “É com muita felicidade que recebi a notícia sobre a parceria. A atuação da inspeção escolar é de grande importância. Eles são os olhos da SEE/MG nas instituições de ensino. Já a Controladoria-Geral do Estado, por meio da Controladoria Setorial, tem atuação muito importante na prevenção de ilícitos, combate à corrupção e no fortalecimento da integridade. Assim, essa parceria beneficiará diretamente nossas escolas, que ficarão mais fortalecidas”, destacou a secretária.

O “Ciclo de Diálogos” conta com a parceria de órgãos como Controladoria-Geral do Estado (CGE), Ouvidoria-Geral do Estado (OGE); Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag); e Instituto Pazes.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 24 visitantes e Nenhum membro online