Certificação de Participação

EE Firmino Costa

Clique aqui para ver

A escola não parou! Desde o início da pandemia, de forma desafiadora, incessante e exaustiva, as práticas pedagógicas foram adaptadas, traçaram-se novas estratégias de ensino, respeitando, sobretudo, os sentimentos e necessidades dos alunos! 
Sob orientação da professora Juliana Santiago (E. E. Firmino Costa), da professora Bruna Lima e com a colaboração de outros professores, foi criado o projeto “Química Conecta”. O objetivo era ajudar, especialmente, os estudantes que não possuíam acesso às plataformas de ensino. Nesse sentido, buscou-se em um primeiro momento, auxiliar os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio por meio de vídeoaulas (YouTube/Instagram), que abordaram conteúdos de Química, seguidos de lista de exercícios (Google Classroom) e resolução (via Google Meet). Além de vídeos sobre conteúdos interdisciplinares e sobre a importância da Ciência. Após a implementação do Plano de Estudos Tutorados (PET), foram realizados encontros semanais com os estudantes para esclarecer dúvidas sobre os conteúdos abordados no PET. Paralelamente, foram realizadas rodas de conversas com especialistas para o cuidado das emoções desses estudantes.
Esse projeto foi destaque no maior evento de Educação Básica do Brasil, que reconheceu experiências no período de COVID-19. A Escola Estadual Firmino Costa ficou em 2º lugar na categoria Ensino Médio - Escola Pública.
O projeto foi reelaborado e agora está na versão "ConsCiência Conecta", voltado para licenciandos ou professores da educação básica e para alunos do ensino médio. São encontros  quinzenais (virtuais) com oficinas, rodas de conversas, palestras e estudos que abordam temas relacionados à educação, habilidades socioemocionais, protagonismo e desenvolvimento de projetos. Constitui uma parceria entre as professoras Juliana Santiago, Bruna Lima, organização Asas (Limeira-SP), Prof. Paulo Ricardo (DQI-UFLA) e projeto Fique Bem (ONG Gaia+). Atualmente, conta com 24 alunos inscritos e 134 professores/licenciandos de diferentes localidades do país.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 189 visitantes e Nenhum membro online