Prova não vale pontos e deve ser feita pelo aplicativo Conexão Escola

05 de Outubro de 2020 ,

Começa, nesta segunda-feira (05/10), o período para os alunos do Ensino Médio, Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e EMTI Profissional da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais realizarem a Avaliação Diagnóstica. O prazo vai até a próxima quarta-feira (07/10) e a prova é feita pelo aplicativo Conexão Escola, que deve ser atualizado antes de realizar a avaliação.

Até o final do mês de outubro, os alunos dos anos finais e os dos anos iniciais do Ensino Fundamental também vão fazer a Avaliação Diagnóstica. O exame não vale pontos, mas deve ser feito por todos os estudantes da rede. A intenção é verificar a aprendizagem durante o Regime de Estudo não Presencial.

Para iniciar a realização da prova, é necessário que o aluno acesse o aplicativo Conexão Escola. Na sequência, basta clicar na aba “seus estudos” para ter acesso à prova. Para começar a responder, é preciso selecionar “Avaliação Diagnóstica” e escolher o conteúdo. Durante a resolução, é possível voltar e revisar as questões antes de concluir. Clique aqui e confira o passo a passo para realizar o exame.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um texto com as perguntas mais frequentes sobre a Avaliação Diagnóstica. Para acessar o material, clique aqui.

Para os estudantes que não têm acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos PETs impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

Cronograma

As outras modalidades de ensino também realizarão a Avaliação Diagnóstica. O anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) vão fazer a prova entre os dias 19 e 21 de outubro. Já os anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano) realizaram a avaliação entre os dias 26 e 28 de outubro.

A Avaliação Diagnóstica será feita considerando o conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET), principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo desenvolvido desde maio na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades presenciais.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas e poderá ser usado pelos professores para determinar atividades também para a turma.

 

 

 

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