Foto: Divulgação

Material da Secretaria de Saúde traz orientações para ampliar segurança na volta às escolas

05 de Outubro de 2020

Um vídeo que reúne as principais recomendações do protocolo sanitário desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para o retorno às aulas presenciais no estado foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5/10), em Belo Horizonte.

As orientações do vídeo tratam de medidas que devem ser adotadas por instituições de ensino, pais e alunos para um retorno seguro às atividades. O conteúdo está disponível neste link.

Autonomia

O chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, ressaltou a importância do envolvimento da população neste momento de avanço na flexibilização. “Para que o protocolo seja eficiente, é fundamental que toda a comunidade escolar siga essas diretrizes e, assim, possamos avançar da melhor forma”.

Pinho reforçou que a retomada respeita a autonomia das prefeituras e das famílias. “Como já dito, os gestores municipais têm a autonomia para decidir sobre o retorno das aulas presenciais em suas cidades. Além disso, na rede estadual, os pais poderão escolher se os seus filhos retornarão à escola ou se permanecerão realizando as atividades de forma remota”. O protocolo completo está disponível aqui (arquivo disponível em PDF).

Coletivas

A SES-MG também anunciou o encerramento das coletivas diárias de imprensa sobre a covid-19. A última transmissão será na quinta-feira (8/10), devido ao início do horário eleitoral obrigatório.

As informações da pandemia em Minas Gerais continuarão a ser atualizadas e divulgadas diariamente no portal http://coronavirus.saude.mg.gov.br/.

Além disso, todas as terças-feiras, o secretário Carlos Eduardo Amaral realiza live nas redes sociais sobre temas técnicos. Nesta terça-feira (6/10), a transmissão ao vivo terá a participação da secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

Balanço

Até o momento foram confirmados 308.466 casos de covid-19 em Minas Gerais e 7.656 óbitos. O total de 28.033 pessoas estão em acompanhamento e 272.807 já se recuperaram. Alguns destes sobreviventes contaram como venceram a doença. Acompanhe os depoimentos aqui (http://coronavirus.saude.mg.gov.br/sobrevivemosmg).

Fonte: Agência Minas Gerais