Site com informações já está disponível para consulta a partir desta terça-feira

06 de Outubro de 2020

Foi lançada nesta terça-feira (06/10), em evento virtual, a plataforma Juventude, Educação e Trabalho (JET). A iniciativa contém informações para o Brasil, estados, municípios e regiões e está organizada em três grandes seções: Educação, Juventude e Trabalho, e Vulnerabilidades. O evento contou com a participação da secretária de Estado de Educação de Minas, Julia Sant’Anna, entre outros convidados especialistas nos temas. Todo o conteúdo disponibilizado pela ferramenta pode ser acessado no endereço eletrônico pjet.frm.org.br.

A plataforma, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, pretende qualificar o debate e ajudar a nortear o desenvolvimento de estratégias para aumentar a qualidade da educação básica brasileira, além de ampliar a oportunidade de acesso dos jovens ao mundo do trabalho. Foram utilizadas bases de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Ministério da Saúde e Ministério da Economia.

Em sua fala, a secretária Julia Sant’Anna destacou as iniciativas que já vem sendo implementadas em Minas e ajudam a promover a educação de qualidade, e estão vinculadas ao mercado de trabalho. Como exemplos ela citou a busca ativa, as aulas de reforço e ampliação da oferta o ensino de tempo integral e profissional na rede estadual.

Ainda de acordo com Julia, Minas é um estado que representa bem os desafios da educação do país e que agora foca seus esforços para garantir que nenhum aluno fique para trás, em relação ao aprendizado, principalmente no atual momento de retomada gradual das atividades presenciais. “Essa retomada é facultativa, então poderão seguir fazendo as atividades remotas. Mas a gente entende que a maior urgência de trazer de volta é de dois públicos: dos alunos que não tiveram acesso e os que estão com dificuldades apresentadas na avaliação diagnóstica”, afirmou.

O encontro virtual contou, além da participação da secretária, com a mediação da jornalista e escritora Miriam Leitão, do diretor da Associação de Jornalistas de Educação e colunista de educação do jornal O Globo, Antônio Gois, e do coordenador nacional da Área de Geração e Conhecimento para a Promoção do Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro.

Plataforma

Na plataforma JET as seções de Educação, Juventude e Trabalho, e Vulnerabilidades terão destaque. Cada tema é acompanhado de uma breve análise e de um vídeo da Plataforma Futura da Fundação Roberto Marinho. O usuário poderá acessar os indicadores e obter, por meio de filtros, desagregações por sexo, cor/raça, nível socioeconômico e faixas etárias. Os dados podem ser visualizados por gráficos e mapas. É possível ainda baixar os dados em formato excel.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online