Foto: Divulgação

Prova não vale pontos e será usada para verificar a aprendizagem durante o Regime de Estudo não Presencial

07 de Outubro de 2020 ,

Termina, nesta quarta-feira (07/10), o período para que os alunos do Ensino Médio, Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) e EMTI Profissional da rede pública estadual de Minas Gerais realizem a Avaliação Diagnóstica. A prova está disponível, desde segunda-feira (05/10), no aplicativo Conexão Escola. Importante lembrar que, antes de fazer o exame, é necessário que o estudante atualize a plataforma. A Avaliação Diagnóstica não vale pontos, mas deve ser feita por todos os estudantes da rede pública estadual. A intenção é verificar a aprendizagem durante o Regime de Estudo não Presencial.

Para iniciar a realização da prova, é necessário que o aluno acesse o aplicativo Conexão Escola. Na sequência, basta clicar na aba “seus estudos” para ter acesso à prova. Para começar a responder, é preciso selecionar “Avaliação Diagnóstica” e escolher o conteúdo. Durante a resolução, é possível voltar e revisar as questões antes de concluir. Clique aqui e confira o passo a passo para realizar o exame.

A Avaliação Diagnóstica será feita considerando o conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET), principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo desenvolvido desde maio na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades presenciais.

Para os estudantes que não têm acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos PETs impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas e poderá ser usado pelos professores para determinar atividades também para a turma.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou, também, um texto com as perguntas mais frequentes sobre a Avaliação Diagnóstica. Para acessar o material, clique aqui.

Cronograma

As outras modalidades de ensino também realizarão a Avaliação Diagnóstica. O anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) vão fazer a prova entre os dias 19 e 21 de outubro. Já os anos iniciais do ensino fundamental (2º ao 5º ano) realizarão a avaliação entre os dias 26 e 28 de outubro.