Prazo foi prorrogado e teste digital está disponível para ser acessado pelo aplicativo Conexão Escola.

23 de Outubro de 2020 ,

Atenção alunos dos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental da rede pública estadual de Minas Gerais! Garantindo mais tempo para que todos os estudantes façam e concluam a Avaliação Diagnóstica, o prazo para a realização do teste digital foi estendido até a sexta-feira da próxima semana (30/10). O período se encerraria nesta sexta-feira (23/10), mas foi ampliado por mais uma semana. A avaliação está disponível no aplicativo Conexão Escola desde o dia 19 de outubro para os estudantes desta etapa de ensino. Vale lembrar que antes de acessar as questões é necessário atualizar o app.

A Avaliação Diagnóstica não vale pontos, mas é importante que seja feita por todos os alunos das escolas públicas estaduais. A intenção da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) é verificar a aprendizagem durante as atividades remotas, garantindo intervenções pedagógicas mais assertivas pelos professores.

Conteúdos

A Avaliação Diagnóstica será feita considerando o conteúdo do Plano de Estudo Tutorado (PET), principal ferramenta e instrumento estruturante do Regime de Estudo não Presencial, que vem sendo desenvolvido desde maio na rede pública estadual de ensino em razão da suspensão das atividades escolares presenciais.

A partir dos resultados na Avaliação Diagnóstica, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos que indicará os PETs e, quando houver, as aulas do Se Liga na Educação relativas às habilidades das questões não acertadas, permitindo sua revisão pelos estudantes.

Para os alunos que não têm acesso à internet, as escolas disponibilizarão a Avaliação Diagnóstica impressa. Da mesma forma como já é feito com a entrega dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) impressos, os alunos já identificados pelas unidades de ensino receberão o teste em casa.

Anos iniciais

A partir da próxima segunda-feira (26/10) até sexta-feira (30/10), a Avaliação Diagnóstica estará disponível também para os alunos dos anos iniciais (2º ao 5º ano) do ensino fundamental da rede pública estadual. Assim como nas outras etapas de ensino, o teste estará disponível no aplicativo Conexão Escola, que deve ser atualizado antes de acessar as questões. Quem não tem acesso à internet receberá a avaliação impressa. Os alunos do ensino médio já fizeram a avaliação diagnóstica digital entre os dias 05 e 09 de outubro.

Passo a passo

Para iniciar a realização da prova, é necessário que o aluno acesse o aplicativo Conexão Escola. Na sequência, basta clicar na aba “seus estudos” para ter acesso à prova. Para começar a responder, é preciso selecionar “Avaliação Diagnóstica” e escolher a área do conhecimento. Durante a resolução, é possível voltar e revisar as questões. Para concluir, é necessário apertar o botão “Finalizar”, que pode ser encontrado na página da última questão de cada avaliaçãoClique aqui e confira o passo a passo para realizar o exame.