A história dos 300 anos de Minas Gerais está sendo abordada de forma interdisciplinar, a partir desta quinta-feira (5/11), no programa Se Liga na Educação, transmitido pela Rede Minas e pela TV Assembleia.

A ação faz parte de uma série de iniciativas realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) em comemoração ao tricentenário do estado, celebrado em dezembro.

A primeira aula, que acontece nesta quinta-feira (5/11), reúne professores de três conteúdos: Ensino Religioso, Arte e Educação Física. Juntos, os educadores discutem o tema “Minas Gerais: Patrimônio Material e Imaterial”. Também foi preparada uma vinheta especial para as teleaulas que abordarem os 300 anos de Minas.

Temas como os “causos” mineiros, as paisagens mineiras na literatura de Guimarães Rosa e o “mineirês”: modo mineiro de falar, entre outros, também estarão presentes no Se Liga na Educação ao longo dos próximos programas. As teleaulas interdisciplinares serão exibidas até o dia 10 de dezembro. O estudante pode conferir a programação completa do Se Liga na Educação no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

PET comemorativo

Entre as atividades de comemoração dos 300 anos de Minas, foi elaborado o Plano de Estudo Tutorado (PET) – Minas 300 anos. Ele traz conteúdos de diferentes eixos que podem ser abordados, ressaltando características do estado, como arquitetura, patrimônio histórico, economia, entre outros. Os professores também terão liberdade para trabalhar especificidades de cada localidade, de cada região e usar o PET Minas como norteador.

A apostila, que está disponível de forma gratuita no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola, vai subsidiar as ações com os alunos, professores e a comunidade escolar ao tratar do tema. As atividades do PET comemorativo do tricentenário do estado serão feitas juntamente com as propostas no 6º volume das apostilas.