Foi realizado, com muito êxito, no último dia 08/06, na cidade de São Tiago, o I Simpósio da Pastoral da Educação "Educar para o Humanismo Solidário". Segue um resumo das explanações dos palestrantes: Pe Júlio e Evandro.

O mundo contemporâneo, multifacetado e em constante mudança, é atravessado por múltiplas crises. Os fenômenos provocados por tais crises revelam diariamente o seu caráter dramático. A paz é constantemente ameaçada e revela um humanismo decadente, fundado geralmente no paradigma da indiferença. Portanto humanizar a educação coloca a pessoa no centro da educação, num quadro de relações que compõem uma comunidade viva, interdependente, vinculada a um destino comum. É desta maneira que é caracterizado o humanismo solidário. A educação para o humanismo solidário deve começar a partir da certeza da mensagem de esperança contida na verdade de Jesus Cristo. Globalizar a esperança é a missão específica da educação para o humanismo solidário.

O objetivo principal do humanismo solidário é permitir que cada cidadão se sinta ativamente participante na construção para promover o pluralismo, estabelecer espaços de diálogo destinados às questões éticas e normativas.

É evidente a necessidade de fazer convergir as iniciativas educativas e de investigação com os objetivos do humanismo solidário, conscientes que não podem ficar dispersos e isolados e, menos ainda, opostos por razões de prestígio ou de poder. Tecer redes de cooperação, do ponto de vista educativo, escolar e acadêmico, significa ativar dinâmicas inclusivas, numa busca constante de novas possibilidades de incluir. Lembrando que a educação é um recurso limitado no mundo.

Em conclusão, os temas e os horizontes a explorar, a partir da cultura de diálogo, da globalização da esperança, da inclusão e das redes de cooperação, poderá permitir que cada sujeito comprometido na educação para o humanismo solidário possa compreender o significado da sua iniciativa, no processo global de construção de um mundo baseado nos valores da solidariedade cristã.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 66 visitantes e Nenhum membro online