Desde que teve início o Regime de Estudo não Presencial na rede pública estadual de ensino mineira, os alunos estão tendo acesso aos Planos de Estudos Tutorados (PETs) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

O material conta com uma série de conteúdos e diferentes atividades. Após as atividades serem finalizadas, as apostilas devem ser entregues à escola. Nas unidades de ensino que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE) estão sendo realizadas várias estratégias de acompanhamento dessa devolução. As iniciativas fazem parte dos planos de ação que foram elaborados pelas unidades escolares.

Na Escola Estadual Dona Augusta Gonçalves Nogueira, em Belo Horizonte, por exemplo, a direção utiliza uma planilha para fazer o acompanhamento da entrega das atividades semanais. “Conseguimos saber quais alunos estão entregando as atividades, quem entrega parcialmente ou em branco. Quando o aluno entrega tudo prontinho damos uma medalha para ele. É uma forma de motivação”, conta a diretora, Regiane Elaine da Cruz. O acompanhamento da entrega das atividades também é apresentado aos pais e responsáveis nos grupos que foram criados pela escola em um aplicativo.

Já na Escola Estadual Deputado Augusto Costa, no município de Guanhães, a diretora Adrieni Alves dos Reis conta que a GIDE chegou para ajudar a alinhar e fortalecer as ações desenvolvidas pela unidade de ensino durante o ensino remoto. E para incentivar a entrega dos PETs, a escola aposta no contato permanente com as famílias e estudantes. “Fizemos um ‘Drive Thru’ em comemoração ao Dia das Crianças e aproveitamos para lembrar os alunos de que é importante resolver as questões e devolver os PETs para a escola”, conta. A gestora também destaca que a devolutiva dos PETs está sendo muito boa. “Como resultado das ações, já recebemos quase todas as apostilas. São poucos alunos que ainda faltam entregar”, ressalta a Adrieni.

Plano de Estudo Tutorado

O PET é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas. Cada novo material dá sequência ao que já vinha sendo trabalhado pelos professores durante o ensino remoto nos volumes anteriores. Com a mesma dinâmica, as apostilas trazem conteúdos e atividades por ano de escolaridade e etapa de ensino, de acordo com as diretrizes da Base Comum Curricular e do Currículo Referência de Minas Gerais.

Os PETs têm sido disponibilizados para os alunos de forma on-line pelo aplicativo Conexão Escola e no site estude em casa e, também, na forma impressa para aqueles que não têm acesso à internet. Após um período de trabalho deste material, com o preenchimento e resolução das atividades, eles devem ser devolvidos para as escolas. A resolução 4.434/2020 da SEE/MG estabelece as datas em que os Planos de Estudos Tutorados devem ser entregues para as unidades de ensino.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a SEE/MG e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2020, para mais 774 escolas estaduais.