Na última terça-feira (10/11), educadores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais iniciaram a participação no curso de Introdução à Justiça Restaurativa.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao todo, 30 educadores da rede estadual de ensino compõem a turma.

O curso é ofertado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, pertencente ao TJMG, duas vezes na semana. Trata-se de uma ação formativa do Programa Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares (NÓS). A iniciativa tinha a previsão de ocorrer de forma presencial em 2020, porém, devido à pandemia da Covid-19, foi adaptada para que uma parte da formação fosse ofertada de maneira on-line. A previsão é que as aulas on-line aconteçam até o mês de dezembro e que a formação tenha continuidade em 2021.

Com carga horária prevista de 20 horas, a formação conta com conteúdo programático que aborda conceitos de Justiça Restaurativa, seus fundamentos, ferramentas e habilidades restaurativas, além de abordar o tema da comunicação não violenta.

O professor de Língua Portuguesa da Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte, Allyson Mendes Rosa, está entre os cursistas e destaca como a formação vai ajudar no dia a dia do seu trabalho. “Eu já vivenciei alguns conflitos no ambiente escolar. Acho que o curso traz a possibilidade de desenvolver habilidades em como ‘resolver’ certos conflitos e reorganizar o espaço escolar de uma forma prática, objetiva e com muita empatia”, afirma.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online