As escolas da rede pública estadual de ensino mineira estão desenvolvendo diversas ações e iniciativas para estreitar ainda mais os laços com os estudantes e incentivá-los na realização das atividades propostas pelo Regime de Estudo não Presencial,

implementado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) durante a pandemia da Covid-19. Nas unidades de ensino que participam da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), por exemplo, atividades que envolvem artes e jogos estão presentes no dia a dia dos estudantes.

Na Escola Estadual Henrique Sapori, localizada em Ribeirão das Neves, foi criado o “Recital de Poemas” e, uma vez por mês, sempre na sexta-feira, os alunos encaminham vídeos lendo, recitando ou apresentando um teatro referente à um poema lido ou criado por eles. “Os vídeos são gravados pelos pais e encaminhados nos grupos que temos em um aplicativo. Participam os alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental”, conta a diretora da unidade de ensino, Martha Nascimento.

A cada mês é trabalhado uma temática diferente. Em novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, o tema é “Recital de poemas – Respeito não tem cor”. Segundo Martha, a iniciativa deu muito certo e foi “abraçada” por pais e alunos. “Está maravilhoso. É incrível ver os alunos participando e interagindo. Alguns chegam a colocar uniforme para as apresentações. Foi uma forma que encontramos de estar mais próximo deles neste momento de isolamento social”, conclui a diretora.

Já na Escola Estadual Cesário Alvim, em Ubá, uma gincana de entrega das atividades dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) e um jogo foram as ações que movimentaram os estudantes nas últimas semanas. “A nossa gincana foi para estimular os alunos na realização das atividades dos PETs”, destaca a diretora, Deise de Paula Rocha Moreira. Os alunos que se destacaram na gincana assistiram a um filme e participaram de atividades interdisciplinares e, no final, ainda teve a indicação dos estudantes que mais acertaram as respostas dessa ação. Segundo Deise, as atividades praticadas pela escola foram consolidadas após a implementação da GIDE na unidade. “Conseguimos avançar bastante com o apoio da GIDE”, conclui.

GIDE no Estado

Em Minas Gerais, a GIDE é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG). A iniciativa teve início em 2019 com a participação de 251 escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental. Com intuito de contribuir na implementação do Regime de Estudo não Presencial, a GIDE, no âmbito do programa Gestão pela Aprendizagem, foi estendida, neste ano de 2020, para mais 774 escolas estaduais.