Em 2019, após participar da Maratona de Matemática da UFLA, evento promovido pelo Departamento de Exatas - DEX, os professores de matemática Aline de Rezende Ferreira e Ermannio Mattar idealizaram e promoveram um evento semelhante na Escola Estadual Firmino Costa com o objetivo de envolver os discentes nas diversas esferas da vivência matemática. Esse evento foi nomeado como "1ª Maratona de Matemática" e contou com a ajuda com o corpo docente, especialmente das professoras Lilian e Fabiana, e com os alunos que participaram do evento original na UFLA.

Diante dos resultados positivos da inciativa, em 2020, mesmo havendo limitações decorrentes do período de pandemia, o projeto teve continuidade e contando com o apoio da supervisão e da equipe diretiva da escola os docentes que lecionam o componente curricular de Matemática - Aline, Ana Paula, Ermannio, Lillian e Fabiana promoveram a "2ª Maratona de Matemática" na Escola Estadual Firmino Costa com o objetivo de motivar os estudantes do ensino médio a se aproximarem afetivamente do âmbito escolar, bem como de manter viva a busca pelo aprendizado de modo prazeroso, atrativo e virtual. Logo, salienta-se que a referida Maratona de Matemática do ano de 2020 foi definida como uma competição acadêmica online, realizada individualmente entre os alunos.

A proposta do referido projeto é fazer com que os discentes tivessem contato com exercícios que dialogassem com as situações do cotidiano e que apresentassem a importância do aprendizado da matemática para a vida. Todas as etapas do processo foram pensadas para manter os estudantes engajados e motivados a aprender matemática, mesmo nesse momento de distanciamento social.

A Maratona foi realizada em duas etapas: nos dias 10/12/2020 e 11/12/2020. Logo, na 1ª fase realizada no dia 10/12/2020, eles responderam a um formulário do Google criado pelos professores, que possuía seis questões de múltipla escolha e uma questão discursiva as quais dialogavam com situações reais do cotidiano dos discentes. A 2ª fase se concretizou por meio a realização de uma reunião pelo Google Meet e contou com 4 etapas eliminatórias. Nelas, eles tiveram que participar de atividades com perguntas lógicas, geometria e ação, torre de Hanói e jogos virtuais de lógica.

No dia 17/12/2020, seguindo todos os protocolos de segurança, a equipe se reuniu na escola para fazer a entrega dos prêmios e certificados para todos os alunos participantes e assim culminar, com louvor, o projeto idealizado pelos professores.

Considera-se aqui que o envolvimento dos discentes superou as expectativas iniciais e que o projeto cumpriu com o objetivo proposto.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 149 visitantes e Nenhum membro online