Ao longo de 2020, foram produzidos sete volumes dos Planos de Estudos Tutorados (PETs), além do PET em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais.

Em todos eles, foram ofertadas atividades e conteúdos propostos de acordo com a carga horária semanal prevista em cada componente curricular e ano de escolaridade, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Com a proximidade do fim do ano escolar, marcado para 30 de janeiro de 2021, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) elaborou um PET Final Avaliativo.

O material aborda as habilidades e os conceitos que foram desenvolvidos ao longo dos sete volumes dos Planos de Estudos Tutorados. A partir dele, do acompanhamento que foi feito pelos professores e dos resultados da Avaliação Diagnóstica, o educador saberá quais habilidades o aluno conseguiu adquirir e quais deverão ser retomadas em 2021.

Além disso, o PET Final Avaliativo também será contabilizado para o cumprimento da carga horária prevista nas matrizes curriculares. Daí a importância de o estudante ficar atento à devolução das atividades da apostila. A logística de devolução do material avaliativo é feita pelo diretor escolar. O prazo final de entrega é dia 14 de janeiro de 2021.

Conteúdo

No PET Final Avaliativo são abordadas as habilidades essenciais trabalhadas ao longo do ano em cada um dos componentes curriculares. As apostilas contam com questões objetivas e discursivas, além de uma autoavaliação, a partir da qual o aluno poderá refletir sobre o seu aprendizado.

Para os anos inicias do ensino fundamental, o material é composto por oito questões para cada componente curricular. Já a apostila voltada para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio são seis questões para cada componente.

O PET Final Avaliativo pode ser acessado gratuitamente no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e no aplicativo Conexão Escola. Para os estudantes que não têm acesso à internet, as apostilas foram entregues impressas da mesma forma como ocorreu nos volumes anteriores do material. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

PET VII

A data de 14 de janeiro de 2021 também marca o prazo final para a devolução, por parte dos alunos, das atividades contidas no Volume VII do Plano de Estudo Tutorado. O material foi disponibilizado para os estudantes no final do mês de novembro.