Desde sua estreia, em maio de 2020, o Se Liga na Educação sempre teve um cuidado especial com os alunos da rede estadual de Minas que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as sextas-feiras, a programação das teleaulas, exibidas pela Rede Minas e TV Assembleia, é dedicada aos conteúdos exigidos na prova. Os estudantes, além de ter a explicação dos professores, ainda podiam tirar dúvidas, ao vivo, no momento do Tira Dúvidas do Se Liga. O Se Liga no Enem faz parte das ações da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) pensadas dentro do Regime de Estudo não Presencial.

Ao todo, foram cerca de 370 aulas e mais de 123 horas apenas dedicadas aos alunos do 3º ano do ensino médio e aos conteúdos que eles precisam saber para fazer boa prova do Enem. Além disso, foram mais de 30 Tira-Dúvidas, com aproximadamente 30 horas.

Ao longo desse tempo, alguns momentos do Se Liga, como é carinhosamente apelidado o programa, foram inteiramente dedicados ao Enem. No mês passado, de 14 de dezembro de 2020 a 01 de janeiro de 2021 as principais aulas foram reapresentadas na Rede Minas.

A intenção de atender aos alunos que vão realizar o Enem esteve sempre presente quando foi definido o Regime de Estudo não Presencial, como afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria. “Essa sempre foi uma preocupação, que o material que nos utilizamos, as estratégias que foram disponibilizadas sempre fizeram menção ao exame que é tão importante para nossos estudantes. Então tínhamos essa programação de cinco horas toda sexta-feira, com uma hora de tira-dúvidas que os estudantes tinham a oportunidade de perguntar”, afirmou.

Programação especial antes da prova

Além disso, no atual ciclo do programa, a dedicação aos conteúdos mais importantes para a prova do Enem continua com conteúdos inéditos. A programação vai considerar a data da prova e, propositalmente, vai ao ar as teleaulas de acordo com o calendário do Enem.

Na 1ª e 2ª semanas, as aulas do Enem exibidas nos dias 08/01 e 15/01 serão relacionadas aos conteúdos de Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Inglesa). As matérias foram escolhidas para esses dias propositalmente, pois são as sextas-feiras que antecedem as provas de Ciências Humanas e Linguagens, programadas pelo Ministério da Educação (MEC) para 17 de janeiro.

Já na 3ª semana, exibida no dia 22/01 serão relacionadas aos conteúdos de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática, matérias que os alunos farão o exame no dia 24 de janeiro. E na 4ª Semana, que vai ao ar em 29/01, após as datas do Enem, as aulas serão direcionadas ao conhecimento de áreas de formação.

Aba no Estude em Casa

O site “Estude em Casa” ganhou uma aba especialmente para quem vai realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço reúne as aulas do Se Liga na Educação dedicadas à prova e também simulados. A aba pode ser acessada através do https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/se-liga-enem. Aproveite o espaço para intensificar a preparação nesta reta final para o Enem, que acontece nos dias 17 e 24 de janeiro.

Estão reunidas no espaço virtual mais de 20 aulas do programa Se Liga na Educação que foram dedicadas ao conteúdo das provas do Enem. Ao clicar na data da aula, é possível acompanhar o conteúdo separado por disciplina.

Ainda segundo Geniana Faria, além das aulas do Se Liga, foi ofertado aos alunos as plataformas de aulas de preparatórias on-line, em parceria com o Sesi, o Enem Conectado e o Enem Conectado Power para proporcionar a melhor formação possível. “Foram estratégias sempre pensadas para oportunizar nossos estudantes a ter outras formas de se preparar para o Enem, que acontece agora em janeiro”, reforça.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online