Ao encerrar o ensino fundamental, o estudante Rafael Pereira foi apresentado à possibilidade de fazer o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) na Escola Estadual Tancredo Neves, em Almenara.

Logo que conheceu o programa, ele e seus pais ficaram animados. “O que mais chamou a minha atenção foi o fato de ficar mais tempo na escola e ter matérias mais flexíveis”, conta o aluno.

Com o passar dos anos, Rafael foi se encantando com as atividades oferecidas no EMTI e chegava a sentir falta da escola nos finais de semana. “Como ficávamos o dia inteiro na escola, tinha muita convivência com os colegas e a rotina não era só de estudos. Tínhamos hora do almoço e um tempo reservado para atividades diferentes, como tocar violão e jogar bola. Quando chegava o final de semana, eu ficava ansioso para chegar a segunda-feira”, revela.

Depois de três anos e com fim do ano letivo de 2020, Rafael está concluindo o 3º ano do ensino médio e ressalta que o EMTI superou suas expectativas. “Foi tudo além do que eu imaginava. Tivemos viagens, formações, além das matérias que ajudaram muito, como a de estudos orientados. Durante essa iniciativa tirávamos dúvidas dos conteúdos que tínhamos dificuldades”, lembra.

Outra coisa que Rafael destaca no programa é a ênfase na construção do seu projeto de vida. “Entramos no ensino médio com muitas coisas na cabeça e sem saber realmente o que queremos fazer quando terminar esta etapa. Conforme fui elaborando meu projeto de vida, também fui percebendo qual deveria ser meu foco”, enfatiza o estudante.

Sobre as vantagens de ser um aluno do EMTI, ele conta que foi um projeto que trouxe muitas experiências inovadoras. “Tive a oportunidade de representar minha escola e até meu estado em eventos sobre Ensino Médio de Tempo Integral. Também percebo que tive um crescimento pessoal diferente”, conclui.

Quero Integral

Quem vai ingressar no ensino médio e também quer ter uma experiência inovadora e participar do Ensino Médio de Tempo Integral, deve ficar atento. A partir do dia 25 de fevereiro estará aberto o período de vagas remanescentes para as escolas da rede pública estadual de ensino, inclusive as unidades de ensino que contarão com vagas abertas nesta modalidade. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) fará a divulgação das informações do processo nas suas redes sociais, na página oficial e no site Quero Integral.

Em Minas Gerais, a atual gestão está expandindo o número de escolas que ofertam o Ensino Médio de Tempo Integral na rede pública estadual. Em 2019, 78 unidades ofertaram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 399 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ofertando mais de 67 mil vagas.

No site Quero Integral, o interessado encontra a lista com os nomes das unidades de ensino que ofertam o EMTI em Minas Gerais.