Com o encerramento do ano letivo de 2020, uma das ferramentas adotadas no Regime de Estudo não Presencial, o aplicativo Conexão Escola, passará por uma reformulação.

O app atual será descontinuado no próximo domingo (31/1) e, a partir do ano letivo de 2021, nova versão, integrada ao Google Classroom, será utilizada por alunos e professores da rede pública estadual para trabalhar os conteúdos.

Todo o material atualmente na plataforma, como as teleaulas do Se Liga na Educação e os Planos de Estudos Tutorados (PETs), continuará disponível para acesso gratuito no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. A nova versão do Conexão Escola será implementada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) atendendo aos pedidos e sugestões de professores e alunos.

Formação

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG está com inscrições abertas para os servidores da rede pública estadual de ensino de Minas Gerais interessados em participar do curso “Google for Education: recursos e possibilidades”.

O curso é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) e tem o objetivo de apresentar e demonstrar, de forma prática e objetiva, as potencialidades dos recursos disponíveis na plataforma Google for Education, a partir do uso do e-mail institucional "@educacao.mg.gov.br". A previsão é que o curso tenha início em fevereiro de 2021.

A formação foi elaborada pelas equipes da Escola de Formação e do Núcleo de Tecnologia Educacional das Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A pré-inscrição dos interessados deve ser feita no site escoladeformacao.educacao.mg.gov.br/.

Histórico do aplicativo

O Conexão Escola ofereceu ao longo do ano letivo de 2020, em uma ferramenta com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para os estudantes e professores, os materiais de estudo – PET e as vídeoaulas do Se Liga na Educação. Além disso, permitiu a interação, com segurança, entre aluno e educador por meio de um chat.

Desde o dia do lançamento do Conexão Escola, foram realizados mais de 1,55 milhão de downloads do aplicativo. Mais de 800 mil usuários ativos, entre professores e alunos, já utilizaram a plataforma. Além de estar disponível para aparelhos celulares e tablet, o Conexão Escola também podia ser acessado direto no computador, em todos os navegadores.