Ter a oportunidade de acompanhar mais de perto os alunos e, assim, poder saber identificar de forma mais natural as ações que estão dando certo e as necessidades de melhoria são possibilidades do Ensino Médio de Tempo Integral (EMIT)

que mais encantam o professor de sociologia e de projeto de vida da Escola Estadual Tiburtino Pena, em Francisco Sá, no Norte de Minas, Denilson Rodrigues Silveira. Ele fala com entusiasmo sobre o desenvolvimento da modalidade. “Nossa experiência foi excelente e deu ótimos resultados”, comemora.

Ainda de acordo com o professor, o convívio com os alunos por mais tempo oferece uma série de oportunidades para o aprendizado e para que os estudantes consigam construir e moldar o seu futuro. “A gente consegue individualizar o atendimento. Na educação integral existe a possibilidade de o aluno deixar transparecer aquilo que necessita. Com o convívio estendido, a parte didática também pode ser trabalhada de forma diversificada”, conta.

Outro ponto destacado por Denilson é como a educação tratada de forma ainda mais aprofundada, como no Ensino Médio de Tempo Integral, permite que os alunos concentrem esforços em vivenciar todas as etapas, contribuindo para a permanência do jovem na escola e auxiliando na construção do seu projeto de vida. “O EMTI é uma saída para melhorar a condição da educação no país, pois oferece qualidade e a possibilidade do aluno se sentir valorizado. Oferece a oportunidade dele perceber que estar na escola pública não te impede de ter um futuro promissor”, destaca.

Retorno dos alunos

E essa percepção tem estado presente no retorno dado pelos alunos. Segundo Denilson, muitos viram a oportunidade de percorrer outras carreiras e não ficarem apenas condicionados à obrigação de cursar uma faculdade. “Eles entenderam que as opções estão abertas. São muitas. É possível ser empreendedor e buscar formação em outras áreas mais técnicas, por exemplo. Não ficando apenas presos e condicionados ao futuro apenas no vestibular. Eles perceberam que é possível ser feliz em outras áreas”.

EMTI em Minas Gerais

Para fazer parte de uma dessas escolas da rede pública estadual de Minas Gerais que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral é fácil! Se você não se inscreveu no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) ano passado, mas tem interesse em se matricular em uma escola de EMTI, poderá fazer a inscrição a partir do dia 25 de fevereiro para as vagas remanescentes. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) fará a divulgação das informações do processo nas suas redes sociais, na página oficial e no site Quero Integral

Em Minas Gerais, a atual gestão está expandindo o número de escolas que ofertam o EMTI na rede pública estadual. Em 2019, 78 unidades ofertaram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 399 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ofertando mais de 67 mil vagas.

As escolas que integram o EMTI contam com ações mais focadas no projeto de vida dos jovens e no protagonismo juvenil. Além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para alcançar o que quer para o seu futuro. Além disso, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

Do total de escolas EMTI, 66 ofertam cursos técnicos. Em todo o estado, são 15 diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.