Ampliado em número de escolas e vagas para o ano letivo de 2021 na rede pública estadual de Minas Gerais, o Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) é uma opção em diversidade de oportunidades que auxiliam na construção do futuro dos alunos.

A dinâmica das unidades de ensino que ofertam a modalidade busca incentivar os jovens a realizar atividades integradoras que ajudam na elaboração do seu projeto de vida, em técnicas de estudos e na vivência de atividades que promovem o protagonismo. 

Para o diretor da Escola Estadual Neusa Pimentel Barbosa, em Paracatu, Jefferson Paiva, a iniciativa é uma verdadeira oportunidade. O gestor enumera exemplos de vantagens do EMTI, como a possibilidade de aprofundamento maior no conteúdo das disciplinas, a escola como um espaço de fortalecimento do aluno e a possibilidade de incentivo à construção de um projeto de futuro por eles. “Os alunos conseguem visualizar melhor a teoria e a prática, com a ampliação de tempo de estudo. Além disso, as atividades são pensadas para que eles desenvolvam tanto o lado pessoal, como seu bem-estar físico, psicológico e o convívio social”, destaca. 

O diretor ainda ressalta que toda a rotina dos alunos é feita de forma a valorizar e equilibrar os momentos ao longo do dia. “Temos os estudos orientados. Os alunos passam a ter contato com horários definidos para realizar atividades e organização da vida escolar, o que possibilita criar uma rotina de estudos e elaborar agendas para que consigam acompanhar as ações que estão sendo propostas”. 

Com o EMTI, na avaliação de Jefferson Paiva, todos tendem a ganhar. Segundo ele, “as famílias ganham em tranquilidade, pois sabem que seus filhos estão sendo bem orientados. O engajamento dos professores fica mais profundo. Ele continua sendo professor, mas aquele rótulo de distanciamento se perde. O convívio se torna de amizade”, garante o diretor. 

EMTI em Minas Gerais 

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está expandindo esse tipo de ensino de maneira a possibilitar que mais alunos possam se matricular na modalidade. Em 2019, 78 unidades ofertaram o ensino integral. Em 2020, com a expansão, o número subiu para 274. Já em 2021, são 399 escolas de EMTI, distribuídas nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), ofertando mais de 67 mil vagas.

Para fazer parte de uma dessas escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Médio de Tempo Integral é fácil! Quem não se inscreveu no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) ano passado, mas tem interesse em matricular em uma escola de EMTI, poderá fazer a inscrição a partir do dia 25 de fevereiro para as vagas remanescentes. A SEE/MG fará a divulgação das informações do processo nas suas redes sociais, na página oficial e no site Quero Integral.

Do total de escolas EMTI, 66 ofertarão cursos técnicos. Em todo o estado, são 15 diferentes opções: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 72 visitantes e Nenhum membro online