A partir desta segunda-feira (15/3), o Sistema Único de Cadastro Escolar e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM)

volta a receber novos cadastros de interessados em solicitar uma das vagas remanescentes nas escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais. E para os estudantes maiores de 18 anos que ainda não finalizaram o ensino médio, a retomada das inscrições é uma oportunidade a mais para buscar uma vaga na escola estadual que oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do programa EJA Novos Rumos.

A EJA Novos Rumos é uma ação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que, além de ofertar uma educação de qualidade e de ser uma chance para o aluno concluir o ensino médio em um tempo mais curto, também prioriza a participação dos jovens e adultos em cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). As inscrições no SUCEM, inclusive para escolas que ofertam a EJA Novos Rumos, podem ser feitas até o dia 2 de abril no site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.

Confirmação da matrícula

Após fazer a inscrição no SUCEM e receber a indicação da escola mais próxima da sua residência que ainda tem a vaga para o ano de escolaridade e etapa de ensino pretendidos, os pais e/ou responsável ou o aluno maior de 18 anos deverá realizar o processo de matrícula.

Nas escolas localizadas em municípios que estiverem na onda roxa do Plano Minas Consciente, as matrículas decorrentes das vagas remanescentes serão realizadas digitalmente, por e-mail. Por meio das redes sociais e outros recursos disponíveis, as unidades de ensino deverão divulgar amplamente os procedimentos, a documentação e o e-mail institucional da escola para a realização da matrícula. A documentação deverá ser encaminhada dentro do prazo de dois dias úteis, após a data de encaminhamento do SUCEM.

Já as unidades de ensino localizadas nos municípios que estão nas ondas verde, amarela ou vermelha do Plano Minas Consciente, a matrícula deverá ser feita de forma presencial na unidade de ensino para a qual o aluno foi encaminhado. É importante lembrar que estão sendo seguidas todas as recomendações do Comitê Extraordinário da Covid-19. Apenas uma pessoa terá acesso à escola para entregar a documentação e confirmar a vaga. Além disso, será exigida a utilização de máscara para acessar o local e durante todo o procedimento dentro da escola. Somente seguindo todas as medidas sanitárias será autorizada a entrada na unidade.

Documentação necessária

Como a confirmação da vaga ocorre presencialmente na unidade de ensino para a qual o aluno cadastrado no SUCEM foi encaminhado, é importante que os pais e/ou responsáveis, ou o aluno maior de 18 anos, fiquem atentos à documentação necessária para efetivar a matrícula.

I - Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;

II - CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;

III - Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;

IV - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.

Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

EJA Novos Rumos

A EJA Novos Rumos proporcionará para os estudantes ações pedagógicas diferenciadas, além da possibilidade de fazer um curso FIC, formação que será ofertada pela SEE/MG e que tem a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mundo do trabalho de maneira rápida e eficiente. Para 2021, a previsão é que sejam criadas cerca de 12.700 vagas para os cursos de qualificação da educação profissional. São iniciativas que já formam para o mercado de trabalho, com profissões que têm muita demanda em Minas Gerais. Serão vagas, por exemplo, para cursos de promotor de vendas, assistente de logística, cuidador de idosos, entre outros.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 214 visitantes e Nenhum membro online