O programa Se Liga na Educação estreou o ano letivo de 2021 nessa segunda-feira (15/3).

O início das teleaulas marca, também, o começo do trabalho com os conteúdos do Plano de Estudo Tutorado (PET) do primeiro bimestre das aulas remotas. E, já no primeiro dia, o programa foi um dos mais assistidos na Rede Minas e na transmissão ao vivo no canal do Youtube da TV, além da grande audiência também no canal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), somando mais de 200 mil visualizações.

A participação dos alunos no momento ao vivo do Tira Dúvidas do Se Liga da educação também empolgou a equipe durante a transmissão já no primeiro programa, que trouxe aos estudantes o conteúdo de linguagens. A professora de língua portuguesa do 6º ano do programa, Maria Alice de Souza, foi uma das que comemorou a estreia. Segundo ela, que já está na iniciativa desde o final de 2020, a interação com dos alunos começou surpreendendo. “Foram muitas participações. Os alunos do interior também interagiram bastante. Meus alunos mandaram perguntas. Eu tive até que conter a emoção”, contou.

A professora acredita que essa participação dos estudantes e a interação nas teleaulas refletem uma tendência observada por ela também na condução do contato com os alunos por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0. “Este ano, os alunos já baixaram o aplicativo e já estão interagindo. A pandemia está aí e temos que ficar dentro de casa. Usar outras formas de estudar. E eles têm as teleaulas, o contato com o professor pelo aplicativo. Acho que estão se adaptando melhor”, considera.

Apesar de não ser uma estreia, Maria Alice comemora sua participação diante das câmeras. “Ano passado, eu ficava nervosa. Mas percebi que tem que ser com mais calma. Falei tranquilamente, não estava preocupada em só passar o conteúdo. Em alguns momentos, eu até dei dicas de horário para estudar. Falei da importância de achar um local adequado para fazer as atividades”. A professora acredita que o interesse em tecnologias tem a ajudado a ir melhorando o contato com os alunos mediado pela TV.

Exibição

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, das 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes no número (31) 98295-2794, por meio de aplicativo de mensagens, ou por ligações no número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha as dúvidas para a mediadora que lê, ao vivo, para respostas dos professores no estúdio.

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Regime de Estudo não Presencial

O Se Liga na Educação integra as ferramentas desenvolvidas pela SEE/MG para o Regime de Estudo não Presencial, juntamente ao aplicativo Conexão Escola 2.0, e a principal delas que é o Plano de Estudo Tutorado (PET). Todas trazem novidades para o ano letivo de 2021.

PET

O Plano de Estudo Tutorado (PET) do primeiro bimestre está disponível desde o dia 3 de março. As apostilas podem ser acessadas gratuitamente no estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19.

Conexão Escola 2.0

Outra ferramenta que os estudantes terão acesso no ano letivo de 2021 é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os professores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponível para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e alunos da rede pública estadual.