Ao longo desta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou a segunda rodada de reuniões virtuais com prefeituras mineiras para apresentação do projeto Mãos Dadas.

Participaram dos encontros a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, servidores da SEE/MG que acompanham a implementação da iniciativa e representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM).

A segunda semana de reuniões contou com a participação de municípios das Superintendências Regionais de Ensino de Diamantina, Araçuaí, Divinópolis e das Metropolitanas A, B e C. Foram convidados gestores dos municípios que têm a capacidade de ampliação da oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares.

No encontro virtual, a secretária Julia Sant’Anna destacou os benefícios que o projeto irá trazer para o atendimento educacional nos municípios. “O projeto vem adicionando um apoio técnico e pedagógico aos municípios que fizerem a adesão. Além disso, o aporte de recursos considera a questão de infraestrutura local”, afirmou.

Outro ponto destacado pela secretária foi referente ao levantamento de informações realizado pela SEE/MG para dar suporte aos gestores municipais. “Elaboramos um material muito completo para que possamos avançar de uma maneira muito segura e tranquila”.

Após os encontros virtuais, os prefeitos irão alinhar com os superintendentes regionais de ensino momentos de conversa para conhecerem ainda mais detalhes do projeto Mãos Dadas.

O projeto

A iniciativa, lançada no início do mês de março pelo Governador Romeu Zema e a secretária Julia Sant’Anna, pretende, a partir do apoio e incentivo, que os municípios mineiros ampliem a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa ampliação contará com o apoio do Estado para viabilizar a transição. Os recursos para o apoio aos municípios já estão assegurados. Serão investidos mais de R$ 500 milhões no projeto.

O suporte também se estende para a parte pedagógica. A intenção é que o projeto lançado hoje traga a possibilidade da aproximação das decisões pedagógicas e administrativas do município focadas nas verdadeiras necessidades dos alunos de anos iniciais, criando uma unidade pedagógica no ciclo da infância.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online