Atenção alunos da rede pública estadual de Minas e familiares. A Avaliação Diagnóstica teve o prazo para ser realizado ampliado até 14 de abril.

A nova data passa a valer para todos os anos de escolaridade, tanto do ensino fundamental quanto do médio. A novidade vai dar mais tranquilidade para que os estudantes possam realizar o exame. Vale lembrar que a Avaliação Diagnóstica não vale nota, mas mesmo assim é muito importante que os alunos da rede estadual de ensino façam os testes, já que eles serão utilizados para identificar as eventuais dificuldades de aprendizagem que precisam ser superadas pelos estudantes e orientar o trabalho pedagógico dos professores.

Outro ponto importante da Avaliação Diagnóstica é que a realização do teste contabiliza frequência para os estudantes. Além disso, a participação dos alunos será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Acesso a prova

Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital: o caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021.

Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0 a navegação será patrocinada pelo Governo do Estado, ou seja, não haverá utilização do pacote de dados para a realização das provas. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários estabelecidos pelo comitê da Covid-19.

Plano Individual de Estudos

A partir dos resultados, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos, que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova na versão digital em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.