O momento atual exige cuidados ainda mais redobrados para evitar a contaminação com a covid-19.

Por isso, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) determinou que todas as escolas suspendessem os atendimentos presenciais durante a onda roxa, vigente em todo o estado pelo plano Minas Consciente, devido ao grande volume de pessoas infectadas. No entanto, as atividades previstas no Regime de Estudo não Presencial seguem disponibilizadas para todos os alunos da rede pública estadual de Minas, oferecendo segurança e aprendizado durante o período de isolamento.

O ano letivo 2021 começou no dia 8 de março e os estudantes da rede já estão trabalhando com o primeiro volume do Plano de Estudo Tutorado (PET). As outras ferramentas que compõem o ensino remoto também estão funcionando a todo vapor. Caso do aplicativo Conexão Escola 2.0 e as teleaulas do Se Liga na Educação, exibidas de segunda a sexta-feira na Rede Minas e TV Assembleia. Alunos e famílias que tiverem alguma dúvida sobre o acesso ou funcionamento das ferramentas de estudo remoto podem acionar o diretor da sua unidade de ensino para as orientações necessárias.

Plano de Estudo Tutorado

O Plano de Estudo Tutorado (PET) é um conjunto de atividades de todos os componentes curriculares de cada etapa de ensino que os estudantes devem realizar em casa para dar continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem. O material é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, ofertado pela SEE/MG neste momento em que as atividades escolares presenciais estão suspensas.

Para este ano letivo de 2021, a novidade é que as apostilas com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade passam a ser bimestrais, ou seja, a cada dois meses o estudante terá acesso a um novo material, totalizando quatro PETs no ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

Os Planos de Estudos Tutorados do primeiro bimestre estão disponíveis gratuitamente para download no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e também no aplicativo Conexão Escola 2.0. Assim como no ano passado, para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET está sendo entregue impresso, da mesma forma como ocorreu nos volumes do material ofertados em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

Conexão Escola 2.0

Outra grande novidade que está no ar com o ano letivo de 2021 é a nova versão do aplicativo Conexão Escola, que recebeu melhorias e passa a se chamar Conexão Escola 2.0. O aplicativo agora é uma interface do Google Sala de Aula, que oferece mais possibilidade de interação entre aluno e professor. O app pode ser baixado na Google Play Store e segue com a navegação patrocinada pelo Governo de Minas para o uso das funcionalidades.

Com a nova versão, além de permitir ganho na interação on-line entre professor e aluno, possibilita que os educadores disponibilizem materiais para os estudantes de cada sala e promovam a realização de conversas por vídeo. Importante reforçar, também, que o app segue oferecendo as possibilidades anteriormente ofertadas, como baixar o Plano de Estudo Tutorado (PET) e as teleaulas do programa Se Liga na Educação.

Caso professores ou alunos tenham alguma dúvida de como acessar o aplicativo, basta clicar aqui.

Se Liga na Educação

As teleaulas do programa de TV Se Liga na Educação, dedicadas aos conteúdos escolares do ano letivo de 2021, começaram a ser transmitidas no dia 15/3. A iniciativa, que integra as ferramentas pedagógicas desenvolvidas para o Regime de Estudo não Presencial, veio com novidades, como o aumento no número de aulas dos componentes curriculares.

Desde última segunda-feira (29/3), as teleaulas do Se Liga na Educação passaram a ser reapresentadas, medida tomada para proteção da saúde da equipe de produção, devido a inclusão de todo o estado na onda roxa do plano Minas Consciente. Assim, o conteúdo inédito teve as gravações suspensas, enquanto perdurar a vigência dessa faixa mais restritiva. Contudo, as aulas continuam tendo relação com o previsto para as disciplinas e anos de escolaridade, conforme programado para o primeiro bimestre.

Na Rede Minas, o programa é transmitido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Todos os dias, das 11h15 às 12h30, são respondidas as dúvidas encaminhadas pelos estudantes no número (31) 98295-2794, por meio de aplicativo de mensagens, ou por ligações no número (31) 3254-3009. Uma equipe seleciona as inúmeras perguntas que chegam diariamente e encaminha as dúvidas para a mediadora que lê, ao vivo, para respostas dos professores no estúdio.

Ao longo da semana, o conteúdo é distribuído por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática é linguagens. Na terça-feira, o assunto é ciências humanas. Matemática é estudada na quarta-feira. Quinta é a vez das ciências da natureza. E, na sexta-feira, a programação é voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desde 22 de março o Se Liga na Educação também voltou a transmitido na TV Assembleia. O canal para exibição das teleaulas faz parte de um termo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em vigor desde junho do ano passado. A parceria permite que o programa chegue a mais municípios no estado e, com isso, amplie o acesso dos estudantes da rede pública estadual.

A transmissão pela TV Assembleia acontece da seguinte maneira: das 7h às 9h é o conteúdo voltado para o ensino fundamental; e das 19h30 às 22h30, os do ensino médio. A exibição acontece de segunda a sexta-feira.

Site Estude em Casa

Para auxiliar estudantes, pais e/ou responsáveis e professores a terem acesso mais ágil às informações e materiais trabalhados durante o Regime de Estudo não Presencial, a SEE/MG também atualizou o site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br com informações referentes ao ano letivo de 2021. Nele estão os volumes do PET por ano de escolaridade, as aulas do Se Liga na Educação e o guia prático com passo a passo para utilização do Conexão Escola 2.0.

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Campo Belo

Praça Cônego Ulisses, 95

Bairro Centro

Campo Belo / MG CEP: 37270-000

Telefones de contato (35)38319150 - (35)38319155

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online