Nos dias 13 e 15 de abril, às 16h, a Cátedra de Educação Básica da USP sediará um encontro que vai abordar as relações da educação com o espaço urbano. Parceria com a Escola da Metrópole, núcleo de pesquisa do Instituto de Estudos Avançados da USP, o debate "Escola, Cidade e Cidadania na Formação Docente" tratará da integração entre escola e formação cidadã, das possibilidades de aprendizado a partir da exploração do território urbano, e da promoção de um trabalho escolar que inclua o conhecimento da complexidade da vida urbana entre seus objetivos. Além disso, serão apresentados relatos e experiências de projetos e movimentos sociais relacionados ao tema (veja a programação completa abaixo).

Para participar, não é preciso fazer inscrição. A transmissão é aberta no canal da Cátedra de Educação Básica no YouTube. Para mais informações, acesse o link catedraeducacaousp.org/encontro-escola-cidade

Para tirar suas dúvidas em relação à certificação de presença, leia o guia de orientações da Cátedra acessando catedraeducacaousp.org/certificado

Dia 13/04, das 16h às 19h

— Abertura e mediação – Elie Ghanem (Faculdade de Educação da USP e Cátedra de Educação Básica)

— O conhecimento dos territórios e comunidades da região da escola e da cidade – Valter de Almeida Costa (pós-doutorando da Faculdade de Educação/USP)
Destaca alguns marcos entre as iniciativas que buscaram promover o maior conhecimento sobre os territórios das escolas e da cidade de São Paulo, com a participação de educadores, nas últimas três décadas.

— Movimentos populares, pesquisadores(as) e formação de ativistas – Jorge Kayano (médico sanitarista, Equipe Democracia e Participação Instituto Pólis)
Os desafios da colaboração entre pesquisadores(as) e participantes de movimentos populares na formação de pessoas para o exercício da cidadania ativa.

— Educação Integral e a cidade que educa – Helena Singer (Ashoka e Cátedra de Educação Básica IEA-USP)
Educação Integral, cidade educadora e bairro educador: o aparecimento e desenvolvimento dessas propostas em experiências realizadas no Brasil.

— Formação, planejamento e produção do espaço urbano – João Sette Whitaker Ferreira (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP)
As ações de formação voltadas a grupos da sociedade civil em processos de planejamento urbano e na configuração das cidades.

— Projeto Território das Travessias – João Kleber de Santana Souza (Diretor da Emei Gabriel Prestes)
Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.

— Palavra aberta e debate.

Dia 15/04, das 16h às 19h

— A elaboração e implantação do projeto do Instituto das Cidades-Unifesp/ZL – Pedro Arantes (Departamento de História da Arte, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Unifesp/Guarulhos)
Análise da proposição de modelos alternativos de universidade na busca de maior adequação a características de estudantes de meios populares e de necessidades postas pela luta por igualdade e por respeito à diversidade no ambiente urbano.

— A Cidade e a Criança: o território como espaço experiencial e de aprendizado – Ana Estela Haddad (Vice-coordenadora do NAP Escola da Metrópole IEA/USP)
Experiências desenvolvidas a partir da observação e exploração ativa do território pelas crianças, desde a primeira infância podem ser transformadoras como fonte de aprendizagem e educação para a cidadania.

— A articulação entre setores da educação e da saúde na formação para a cidadania e defesa da vida – Naomar de Almeida Filho (médico epidemiologista e titular da Cátedra Educação Básica)
Os aspectos educacionais da proteção e promoção da saúde que demandam a atuação de profissionais desta área e dos sistemas escolares na formação para o exercício da cidadania.

— Experiência de atuação escolar territorial – Claudio Marques da Silva Neto (Diretor da Emef Infante Dom Henrique)
Relatos de experiências de construção de Territórios Educativos.